EconomiaPolíticaVariedades

Em Bruxelas, Lula critica corrida armamentista com guerra na Ucrânia

Lula afirmou que o Brasil apresentará ao Mercosul e à União Europeia programa de desenvolvimento que envolve a transição energética

17/07/2023

Em discurso na cúpula de Bruxelas, na Bélgica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira (17/7), que um “acordo equilibrado entre Mercosul e União Europeia abrirá novos horizontes”. O mandatário brasileiro está na Bélgica, onde ocorre encontro com países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).

“A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. A corrente de comércio com a América Latina e Caribe poderá ultrapassar este ano a marca de US$ 100 bilhões. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros”, escreveu Lula nas redes sociais.

Em relação à questão climática, Lula afirmou, em discurso na abertura da cúpula, que “o Brasil fará a sua parte”. Além disso, o presidente adiantou que o país lançará programa de desenvolvimento que envolve a transição energética, “que queremos apresentar para a União Europeia também”.

“Queremos aprofundar com a União Europeia a discussão sobre crescimento econômico, mas, sobretudo, sobre a questão climática. O Brasil tem uma forte tendência na produção de energia renovável. Temos 87% da energia elétrica renovável, e a transição energética é uma prioridade no nosso governo”, reforçou.

Diante da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Lula afirmou que “voltamos ao governo para recolar o Brasil no centro das discussões”. A íntegra do discurso de Lula pode ser conferido aqui.

Parceria econômica

Ursula von der Leyen abriu o discurso desta segunda-feira na cúpula de Bruxelas. “Sua presença é histórica. Precisamos de amigos nesta época ainda incerta. É um impacto positivo para nossas duas regiões. Queremos discutir como conectar mais nossos povos e nossas empresas. Tudo isso é possível se concluirmos acordo com o Mercosul. Queremos ser parceiros e que possamos chegar a um acordo que beneficie a todos. A UE quer investir na América Latina e no Caribe, criar bons empregos. Queremos discutir como alcançar resultados.”

O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O retorno ao grupo ocorreu neste ano.

A reunião com Ursula começou por volta das 4h (horário no Brasil), no Edifício Le Berlaymont. Lula chegou a Bruxelas no domingo (16).

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *