GoiásPolíticaSaúde

Goiás pode ganhar uma cadeira a mais de deputado federal depois do Censo 2022

Estado passaria a ter 18 representantes em Brasília

18/07/2023

A prévia do resultado do Censo 2022, divulgada há duas semanas, pode fazer com que a Câmara dos Deputados recalcule a divisão do número de cadeiras por estado para as eleições de 2026.

Caso isso aconteça, Goiás ganhará mais um representante, segundo projeção realizada a pedido da Folha de S. Paulo, pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). O estudo aponta para mudanças na atual distribuição das 513 cadeiras das Câmara, com perdas de vagas em sete estados e ganhos em outros sete.

Pelas contas publicadas pelo jornal paulista de acordo com as estimativas de população dos estados, as bancadas de Santa Catarina e Pará teriam mais 4 vagas para cada unidade federativa. O Amazonas, mais 2 vagas, enquanto Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso e Goiás, um parlamentar a mais cada. O estado passaria de 17 para 18 cadeiras. Nada mudaria para os outros estados e o Distrito Federal.

A representação na Câmara dos Deputados obedece à proporcionalidade com população de cada estado, de acordo com a Constituição brasileira.

Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *