BrasilCidadesGeralGoiásSaúdeTV Lance GoiásVariedades

Caiado sugere a ministro criação de fundo para construir penitenciárias nos estados 

A declaração acontece num momento em que o presidente Lula (PT) deve anunciar novas medidas para a segurança pública no Brasil

19 de Julho de 2023

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) quer mais investimentos na construção de penitenciárias em Goiás a partir de recursos do Governo Federal. Para isso, ele disse que sugeriu ao ministro Flávio Dino (PSB), a criação de um fundo específico com verbas da União para a Segurança Pública dos estados. A declaração foi feita em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (18).

O chefe do executivo estadual comentou sobre o assunto durante a apresentação do balanço dos índices de segurança em Goiás. Questionado sobre a relação com o Governo Federal na área, Caiado destacou as solicitações e pedidos realizados ao Ministério da Justiça. 

“O que mais precisamos? De investimentos na construção de penitenciárias. Ter um fundo específico do Governo Federal. Goiás clama por isso. Já estive com o Ministro da Justiça e solicitei a ele verba nesse sentido”, destacou a jornalistas durante a coletiva com a imprensa. A declaração acontece num momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende anunciar novas medidas para a segurança pública no Brasil.

“Poucos estados têm o armamento que temos hoje”, destaca Caiado

O governador ainda pontuou que no diálogo com o Governo Federal, pontuou o esforço feito em sua gestão para melhorar as ferramentas que o efetivo goiano utiliza no combate ao crime. “Apresentamos planos e projetos que deram a Goiás aquisição de armamentos que modéstia a parte, poucos Estados têm aquilo que temos hoje. Temos as armas mais modernas e como vocês viram, atende desde o calouro que tem a mesma arma que o comandante da Polícia Militar. É um padrão que não existe. Só acontece em Goiás”, destacou.

Caiado continuou seu ode às armas utilizadas pela segurança pública. “Vocês viram o fuzil 762 que é a arma mais moderna que tem. Todas as caminhonetes vão ter uma daquela. Vocês viram a carabina 12 automática, drones e toda uma tecnologia para chegar ao combate a criminalidade”, pontuou.  

Caiado reclama sobre destino de armas apreendidas em operações goianas

O governador também reclamou do destino dos objetos apreendidos em operações tocadas pelas forças de segurança em Goiás. Todas as armas, automóveis, dinheiro e até aviões – parte deles a partir do crime organizado – são encaminhados à Justiça Federal. Caiado reclama dessa destinação e diz que vai trabalhar junto ao Governo Federal para mudar esse cenário.

“É uma cobrança que eu sempre faço: a nossa polícia vai e prende aviões, armas, carros, dinheiro. Para onde vai esse bem imóvel? Para a Justiça Federal. Não é justo. Isso deveria ser transferido para o órgão competente de cada governo que conseguiu debelar as quadrilhas”, desabafou.

De acordo com ele, conversas com o ministro da Justiça, Flávio Dino já foram iniciadas neste sentido. “Vamos mostrar ao Governo Federal que a segurança pública se dá em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Federal, mas aquilo que for apreendido por ação dos nossos policiais, o benefício deve ficar em Goiás”, comentou.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *