PolíticaSaúde

3° dia de ataque: 1 pessoa morreu e 27 ficaram feridas após bombardeio russo em Odessa

Região é importante por abrigar um dos maiores portos da Europa com acesso direto ao Mar Negro. A Rússia encerrou unilateralmente um acordo que permitia exportações pacíficas no local.

20/07/2023

A Rússia atacou as cidades de Odessa e Mykolaiv nesta quinta-feira (20) na terceira noite consecutiva de ataques aéreos em cidades portuárias do sul da Ucrânia, matando uma pessoa e ferindo 27, disseram autoridades ucranianas.

Os militares da Ucrânia disseram que as forças russas lançaram 19 mísseis e 19 drones durante a noite, e que 5 dos mísseis e 13 dos drones foram abatidos.

Não há relatos de que os ataques tenham atingido a região portuária, apenas as regiões mais centrais das cidades.

O porto de Odessa é um dos maiores portos da Europa e tem acesso direto para o Mar Negro. Ele esteve no centro de uma discussão entre Rússia e Ucrânia devido à exportação de grãos.

Nesta segunda-feira o Kremlin decidiu unilateralmente não dar sequência a um acordo mediado pela ONU no qual os países permitiam a passagem segura de navios exportadores pelas águas do Mar Negro.

Nesta quarta-feira, o Kremlin anunciou que a partir de agora tratará qualquer navio com destino à Ucrânia como um potencial fornecedor militar.

A Ucrânia é um dos exportadores de grãos mais importantes do mundo e boa parte das suas remessas saem pelo Mar Negro.

Esses ataques danificaram a infraestrutura de exportação de grãos ucraniana, disseram autoridades.

Uma pessoa também foi morta em um bombardeio russo na região nordeste de Kharkiv, disseram autoridades regionais.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *