BrasilCrimeJustiçaMeio AmbienteSaúde

Justiça Federal retoma nesta quinta o julgamento dos réus pela morte de Dom e Bruno

Expectativa é de que a Justiça decida na próxima semana se o caso irá a júri popular

20/07/2023

O julgamento dos réus pela morte do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira será retomado pela Justiça Federal nesta quinta-feira (20).

Serão ouvidas cinco testemunhas nesta nova audiência. Uma outra sessão está marcada para o dia 27, na próxima semana, na qual será realizado o interrogatório de Amarildo da Costa Oliveira, conhecido por “Pelado”, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, e Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”.

Após vários adiamentos desde maio, o caso teve sua primeira audiência no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) na última segunda-feira (17), no Fórum da Justiça Federal, em Tabatinga, distante pouco mais de 1.100 quilômetros de Manaus.

Ainda segundo a Corte, após as audiências desta e da próxima quinta-feira, caso não sejam pedidas novas diligências, a Justiça já decidirá se os réus vão ou não a júri popular.

O processo corre em segredo de Justiça, mas a CNN confirmou as informações junto ao TRF-1 e à União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), que acompanha o caso.

Anteriormente, o TRF-1 determinou a anulação dos interrogatórios dos três réus para que testemunhas de defesa indeferidas pudessem ser ouvidas.

No depoimento anulado, Amarildo e Jefferson inicialmente confessaram os assassinatos, mas disseram que foram ameaçados por Bruno e que agiram em legítima defesa. Já Oseney nega participação no crime.

Oseney e Jefferson estão detidos em um presídio federal em Mato Grosso do Sul, e Amarildo, em uma penitenciária federal no Paraná. Além dos três acusados, as investigações da Polícia Federal (PF) apontam também Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, como o mandante dos homicídios.

Rubén está preso desde dezembro, mas o Ministério Público ainda não ofereceu denúncia contra ele para que vá a julgamento. A CNN não localizou as defesas dos réus.

Relembre o caso

Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos pela última vez em 5 de junho do ano passado na comunidade de São Rafael. De lá, seguiram para Atalaia do Norte, navegando pelo rio Itacoaí, região do Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru, mas nunca chegaram ao destino.

Dez dias depois, em 15 de junho de 2022, os restos mortais dos dois foram encontrados. Segundo laudo da PF, Dom foi baleado no tórax e Bruno foi alvejado por três tiros, um na cabeça e dois no tórax. Os corpos foram esquartejados, queimados e enterrados.

Bruno e Dom investigavam crimes socioambientais no Vale do Javari. O jornalista britânico pretendia publicar um livro relatando as histórias de defensores da floresta amazônica e dos direitos indígenas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *