Goiás

Primeiro semestre de 2023 registra 37 mortes em acidentes de trabalho em Goiás

A Superintendência Regional do Trabalho de Goiás (SRTE-GO) registrou 37 mortes em acidentes de trabalho apenas no primeiro semestre de 2023. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (27), data conhecida como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Conforme os dados, 24% das vítimas tinham menos de 50 anos e em mais de 90% dos casos eram homens. A pesquisa mostrou, ainda, que mais de 1,3 mil infrações foram autuadas só nos primeiros seis meses do ano. Durante todo o ano de 2022, cerca de 1,7 mil infrações foram autuadas, o que gera grande preocupação em comparação a 2023, conforme a Justiça do Trabalho no Estado.

Em uma estatística realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), os principais grupos que morrem em acidente de trabalho são profissionais que atuam com máquinas e equipamentos, produtos químicos, altura e veículos de transporte. Neste ano, foram realizadas 43 interdições e 16 embargos de ambientes de trabalho com irregularidades.

Cenário preocupante

Jaqueline Félix, auditora fiscal do trabalho, alertou o cenário de Goiás como preocupante. De acordo com ela, a jornada excessiva de trabalhadores, a falta de gerenciamento dos riscos ocupacionais e a informalidade no local de trabalho são fatores que colaboram para os acidentes de trabalho.

Félix também ressaltou que o acidente de trabalho tem uma repercussão na sociedade como um todo. Além da pessoa que sofreu o acidente, também há um empobrecimento da família da vítima, uma vez que ela perde a sua capacidade laborativa, ou, em casos piores, a própria vida. Neste caso, há um rebaixamento social do grupo familiar.

Agora, em casos de acidentes que necessitam de internações, a auditora explicou que a ocupação de leitos hospitalares, que poderiam ser utilizadas por outras pessoas, são usadas por trabalhadores, vítimas de acidente de trabalho, que deveriam ser evitados.

Denúncia

É importante saber que, o empregador que descumpre as normas de segurança do trabalho pode ser multado e receber penalidades. Para denunciar alguma irregularidade ou realizar uma denúncia trabalhista, acesse o portal do Gov.br.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *