AgriculturaDoençaSaúde

Goiás declara estado de emergência para Gripe Aviária

Estado de emergência é válido por 180 dias. Goiás ainda não registrou casos de gripe aviária

04/08/2023

O estado de Goiás decretou, nesta semana, estado de emergência para a Gripe Viária. O documento publicado pela Agrodefesa no Diário Oficial vale por 180 dias. O objetivo, segundo o Governo Estadual, é permitir que os órgãos de controle adotem e intensifiquem medidas de conscientização e combate à gripe aviária em território goiano.

Até o momento, Goiás não registrou casos de Influenza Aviária, seja em aves silvestres, de subsistência (de quintal) ou em granjas comerciais.

“Temos fortalecido nossas ações de prevenção, mas existe a possibilidade de ocorrência de foco. Estados litorâneos já registraram casos da doença em aves silvestres e de subsistência. Caso ocorra por aqui, nós estamos preparados para realizar as ações necessárias seguindo os protocolos preconizados no plano de contingência estadual para influenza, que está em consonância com o Mapa”, pontuou o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

De acordo com ele, o decreto de emergência garante agilidade e simplificação de processos. “Por exemplo, se a gente precisar adquirir um insumo que seja de uso imediato, temos a prerrogativa de situação de emergência. Quando estamos nessa situação, com risco de impacto econômico e social para o Estado por causa de uma doença, há maior priorização. O decreto possibilita agilizar essas medidas”, ressaltou.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *