Goiás

Prefeitura de Goiânia moderniza iluminação pública com uso de lâmpadas de LED

Com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida dos goianienses, administração municipal adota tecnologia mais eficiente que transforma e ilumina espaços públicos com economia

17/08/2023

O Residencial Aquarius, etapas 1 e 2, acaba de se tornar o primeiro bairro de Goiânia a ter 100% da iluminação pública realizada por lâmpadas de LED. A substituição dos 107 pontos com lâmpadas comuns para LED deu nova vida ao setor e mais segurança aos moradores da região. A iniciativa é da Prefeitura de Goiânia que avança no projeto de modernização da iluminação pública da Capital.

Com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida dos goianienses e promover a sustentabilidade, a ação representa não apenas uma mudança na paisagem urbana, mas também um compromisso da administração municipal com a eficiência, segurança e economia energética. No Setor Jaó, uma transformação similar ocorreu, com 1.501 pontos de iluminação adotando a tecnologia LED.

Essa otimização também já se estendeu ao Parque Eldorado e ao Residencial Irisville. Ao todo, cerca de 24 mil pontos já foram renovados, em espaços como praças, parques, ruas e avenidas, representando cerca de 14% do total. No decorrer desta semana, a Prefeitura de Goiânia vai direcionar esforços para a implementação de luminárias LED em seis novos locais estratégicos da cidade. Dentre esses, destacam-se o Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, e as praças e avenidas do Setor Estrela Dalva, Itatiaia, Goiânia 2 e Setor Universitário.

“Esse é um projeto muito importante para nossa capital. Queremos alcançar todos os bairros, promovendo segurança e qualidade de vida aos cidadãos. Onde houver uma rua habitada e com postes, nós iremos levar esse benefício”, explica o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Mais moderno e eficiente, o novo sistema luminoso urbano proporciona também mais segurança à população com ampliação da iluminação de vias e praças, além de representar economia aos cofres públicos.

A tecnologia LED, com seu consumo de energia até cinco vezes inferior em relação à iluminação convencional, oferece uma economia substancial. Os recursos economizados podem ser redirecionados para outras áreas essenciais, como educação e saúde, fortalecendo ainda mais a qualidade de vida da população. Além disso, as lâmpadas de LED possuem uma vida útil mais prolongada, o que não apenas reduz os custos de manutenção, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental, ao minimizar a necessidade de trocas frequentes.

Comparadas às lâmpadas tradicionais, as lâmpadas de LED destacam-se pela sua eficiência luminosa, realçando os espaços urbanos e intensificando a segurança noturna da população. As lâmpadas proporcionam uma iluminação mais clara e nítida em comparação com as convencionais. Dessa forma, essa tecnologia não somente aprimora a qualidade da iluminação pública, mas também melhora o aproveitamento dos espaços urbanos e estabelece um novo paradigma, mais eficiente e sustentável para a iluminação pública de Goiânia.

A Prefeitura de Goiânia investe constantemente em inovações que impactam positivamente a vida dos goianienses. A modernização da iluminação pública ilumina as ruas e reforça o potencial de uma cidade mais segura, econômica e ambientalmente consciente. Com cada nova lâmpada de LED instalada, Goiânia se posiciona como um exemplo a ser seguido no Brasil.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *