Saúde

Botulismo: saiba como evitar doença bacteriana grave que pode estar em conservas de alimentos

Podcast ‘De onde vem o que eu como’ explica os riscos de consumir palmito sem saber a procedência. Botulismo é raro, mas pode levar à morte.

18/08/2023

O botulismo é uma doença rara, mas que pode levar a um grave quadro de envenenamento e morte.

Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como explicou quais são as etapas de produção de uma conserva de palmito para evitar a contaminação pela bactéria que provoca a doença. O episódio alerta sobre os cuidados de consumir palmito sem saber a procedência.

🎧OUÇA (acima) e, na sequência, saiba o que é o botulismo, os sintomas e como evitar a contaminação em conservas de palmito.

Entenda o que é o botulismo

O botulismo é uma doença grave e não contagiosa provocada por uma bactéria encontrada no ambiente – no solo, na água não tratada e nas plantas.

Ao fazer uma conserva, a bactéria que pode estar no alimento é exposta a altas temperaturas e, nesse caso, solta esporos muito resistentes para se proteger. Esses esporos são tóxicos e provocam a doença quando ingeridos.

Conservas vegetais em geral podem estar contaminadas com a toxina, como as de palmito, picles e pequi, além de salsichas e presuntos artesanais.

Principais sintomas do botulismo:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tontura;
  • Sonolência.

O botulismo pode levar à morte por paralisia do sistema respiratório. Mas, se for tratada corretamente, a doença tem cura e não deixa sequelas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *