SaúdeVariedades

Saiba como prevenir sangramentos nasais em época de tempo seco

Nesta terça-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja sobre a nova onda de calor em Goiás. A previsão é que os goianos enfrentem temperaturas de 40ºC ou mais. Além disso, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. Esse valor está bem abaixo do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal, que é de 50% a 80%. 

De acordo com os dados do INMET, há uma massa de ar quente e seco que deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região Centro-Oeste do Brasil. Além de aumentar o risco de incêndios, o tempo seco também pode agravar as vias aéreas. Portanto, durante esse período de estiagem e baixa umidade, episódios de sangramentos nasais podem ser bastante comuns.

Sangramentos nasais

Conforme o médico otorrinolaringologista Alexandre Cury esclarece, as mucosas internas são uma das regiões mais afetadas no organismo com o tempo seco. “As mucosas nasais estão mais sujeitas ao tempo seco, em razão da temperatura alta que dilata os vasos sanguíneos, o que facilita seu rompimento. Além disso, há um ressecamento de toda a região, até mesmo da garganta, que tem uma função de umedecimento também”, explica.

De acordo com o médico, são esses fatores que provocam sangramentos nas narinas. “Com ocorrência maior em crianças e idosos”, ressalta. Alexandre também é professor e esclarece que o sangramento da mucosa nasal se chama epistaxe. “Nas crianças, ocorre com mais frequência em razão daquela ‘limpadinha’ no nariz, o que pode lesionar a região de forma mais superficial, na parte frontal do órgão”, acrescenta.

Já nos idosos, o caso exige mais atenção. “Se o sangue é mais volumoso, pode se tratar de uma lesão mais grave e deve ser avaliado por um médico”, alerta. O especialista também recomenda uma avaliação mais cuidadosa se houver ocorrências persistentes de sangramento nasal. “Alguns medicamentos e patologias como hipertensão arterial, sinusite e crises alérgicas como a rinite, também podem ser a razão do problema, que precisa de uma investigação mais aprofundada”, afirma Alexandre Cury.

Caso o nariz sangre

  • Evite ficar exposto ao sol e ao calor. Busque um lugar fresco;
  • Não vire a cabeça para trás, pois pode engolir o sangue, o que pode provocar náuseas e piorar o sangramento. O ideal é que se incline levemente a cabeça para a frente para que o sangue escorra com facilidade;
  • Faça compressas de água gelada ou gelo, na face e nuca;
  • Hidrate as vias aéreas: há aplicadores próprios para a região nasal que facilitam a administração a lavagem do nariz, o que pode ser feito com uma solução caseira de água e sal;
  • Beba bastante água;
  • Se o sangramento persistir, procure um médico.

Fonte: O Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *