Goiás

Primeira usina híbrida de energia de Goiás é inaugurada

Goiânia – A primeira usina híbrida de geração de energia do estado foi inaugurada em Gameleira de Goiás. O vice-governador Daniel Vilela participou da inauguração e, na ocasião, ele classificou o momento como “um marco no setor de energia renovável e um passo concreto em direção a um futuro mais verde e sustentável”. O vice-governador afirmou ainda que o Governo do Estado criou um ambiente que permite o avanço significativo rumo à “transição energética” ao valorizar e apoiar as iniciativas privadas do setor.

Rico em fontes de energia renovável, Goiás tem se consolidado como o estado que mais avança na produção sustentável de eletricidade e é o quinto no ranking de capacidade de geração própria de energia. “Com um vasto poder hidrelétrico, fotovoltaico e eólico, quase 100% da energia usada em solo goiano vem de fontes renováveis”, disse Daniel Vilela ao apontar que os empreendedores goianos têm investido e usado com responsabilidade os recursos naturais para geração de energia.

Segundo o vice-governador, “a transição energética é uma das principais razões de investimentos, pesquisas e avanço da tecnologia em todo o mundo”. Daniel Vilela destacou ainda que Goiás tem dado passos certos rumo ao novo momento do setor. “Vejo que nosso estado está debatendo e estudando esse assunto, mas também estamos inseridos de forma prática e concreta na produção e uso da energia limpa”.

A usina híbrida inaugurada é um empreendimento que une a força do sol e da água para produzir eletricidade de forma sustentável e eficiente. Para o prefeito de Gameleira, Wilson Tavares, a localização é estratégica porque a região oferece abundância de recursos solares e hídricos. “Ficamos muito entusiasmados com essa obra que traz progresso, desenvolvimento e pode trazer novas empresas para a cidade”, apontou o prefeito.

Rodrigo Pedroso, presidente da empresa Pacto, responsável pela usina, explicou que o empreendimento é um modelo a ser seguido em termos de tecnologia limpa e compromisso com o meio ambiente. “Essa usina é motivo de muito orgulho. Além de ser híbrida no sentido de produção de energia, somos híbridos também na comercialização, pois a energia elétrica é disponibilizada para os grandes consumidores e a fotovoltaica vai para os consumidores de baixa tensão”, explicou.

Segundo os dados da empresa Pacto, foram investidos aproximadamente R$ 26 milhões na construção da usina híbrida, composta por 1.800 módulos solares de última geração, possuindo um sistema que tem estimativa anual de geração de 1.200 MWh a partir da energia solar fotovoltaica, somando-se a 4.896 MWh provenientes da geração hidroelétrica. “Essa capacidade que temos é suficiente para abastecer com eletricidade a três cidades do tamanho de Gameleira”, exemplificou Rodrigo Pedroso. 

Fonte: A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *