Uncategorized

Furacão ‘catastrófico’ chega à Flórida

Idalia, furacão que chegou à categoria 4 de uma escala de 5, tocou solo no estado norte-americano por volta das 08h no horário local (09h do horário de Brasília). Milhares deixaram suas casas.

O furacão Idalia, que chegou à categoria 4 mas desceu para 3 ainda com possíveis impactos “catastróficos”, chegou à Flórida na manhã desta quarta-feira (30), anunciou o governador do estado norte-americano, Ron De Santis.

“Não se arrisquem nem se metam com esse furacão”, alertou o governador.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), os ventos chegavam a 201 km/h e poderão alcançar a 209 km/h.

O Idalia chegou ao sul da Flórida por volta das 07h45 no horário local (08h45 no horário do Brasil), mais rápido que a previsão inicial, que previa a chegada do fenômeno apenas de tarde.

Ao tocar solo, o furacão caiu de categoria 4 para 3, em uma escala de força que vai até 5. Ainda assim, especialistas afirmaram que a intensidade dos ventos segue a mesma, assim como a previsão do poder destrutivo do Idalia.

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão. Outro ponto de atenção é que o furacão pode causar grandes inundações.
Na terça-feira (29), o governo da Flórida orientou para que os moradores da região oeste do estado deixassem suas casas. Pelo menos 14 milhões de pessoas estão em estado de alerta.

“Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais”, afirmo ainda de Santis.

Danos em Cuba
Em Cuba, milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas na região oeste do país na segunda-feira (28) por causa do Idalia.

A Defesa Civil de Cuba ativou a Fase de Alerta Ciclônico para as províncias de Pinar del Río, Artemisa e Isla de la Juventud, no oeste do país, e chuvas intermitentes afetaram a província vizinha de Mayabeque. Havana está em alerta.

O serviço ferroviário suspendeu as viagens a partir de Pinar del Río e o transporte marítimo de passageiros foi interrompido no domingo na Isla de la Juventud, segundo a imprensa local.

O furacão
O Idalia se formou no domingo (27) no Caribe, perto do sudeste do México.

A formação da tempestade alterou o clima no estado mexicano de Quintana Roo, onde está localizada Cancún, com chuvas fortes que frustraram os planos dos turistas no último fim de semana das férias de verão (hemisfério norte, inverno no Brasil)

Os cientistas alertam que as tempestades ficarão cada vez mais potentes com o aquecimento do planeta devido à mudança climática.

Em 2022, o furacão Ian, que tocou o solo em Cuba como fenômeno de categoria 3, deixou pelo menos dois mortos, antes de seguir para a Flórida, onde atingiu a categoria 5 e provocou 150 mortes.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *