Formosa

Câmara realiza projeto “Vereador na Melhor Idade”

Edição 2023 contou com a participação de 20 representantes da melhor idade e apoio do CRAS, da Secretaria Municipal da Cultura, da OAB, da APAE e do Lar São Vicente de Paulo

Na manhã dessa terça-feira (26), a Câmara Municipal de Formosa realizou mais uma edição do projeto “Vereador na Melhor Idade”. Com o objetivo de promover a participação ativa do idoso na discussão e construção de políticas públicas voltadas para a terceira idade, a sessão desta manhã contou com a presença de 20 representantes da melhor idade que debateram diversos assuntos e discutiram ideias diversas em busca de solução às demandas levantadas.

Participaram desta edição, os seguintes vereadores e vereadoras na melhor idade:

senhor Leônidas da Silva Pires;
senhor Jander Paulo de Sousa;
senhora Vera Lúcia Souza Monteiro;
senhora Aleomar José da Silva;
senhor Valmir Gomes de Castro;
senhora Maria de Lourdes Bobrzyk;
senhora Maria Aparecida Ribeiro;
senhor Geraldo Humberto Araújo;
senhora Kátia Miranda Clemente;
senhor Antônio Wanderlan Batista;
senhor Joaquim Eustáquio da Silva;
senhor Carlos Henrique Pimentel;
senhor Gilmar dos Santos Severo;
senhor Tiago Sinhô Suares;
senhora Maria Abadia Carneiro Suares;
senhor José Aluísio Mendes;
senhor Carlos Alberto Faleiro;
senhora Neusa Pereira Damaceno;
senhora Alexandra Michel;
senhor Rosário Pires dos Anjos.
Além de promover a participação ativa, o projeto teve o objetivo de proporcionar a integração social do idoso, elevando a participação, aprendizado, elevando a produtividade, buscando implantar todas as medidas cooperativas necessárias para viabilizar este processo; estimular o compartilhamento de conhecimentos das pessoas idosas com as demais gerações, tendo em vista que são guardiãs de vasta herança cultural e possuem um papel fundamental na transmissão de valores e preservação de tradições; despertar o envelhecimento ativo através da integração do idoso no contexto contemporâneo, rompendo paradigmas com ações inovadoras que viabilizem a coparticipação da população idosa nos diversos segmentos da sociedade moderna; enfatizar o maior crescimento da população idosa e os desafios trazidos por este processo, sendo o maior dele que esta fase seja vivida como uma experiência positiva; manter a autonomia do idoso, estimulando cada vez mais a participação contínua nas questões civis, culturais, econômicas, religiosas, dentre outras, mostrando que as políticas que promovem relações sociais são tão relevantes quanto aquelas voltadas para o bem estar físico e mental e outorgar voz ativa aos idosos, para que eles se vejam protagonistas da própria vida, tendo a oportunidade de transformar a terceira idade, de fato, na melhor idade.

Durante a realização da Sessão na Melhor Idade coube aos participantes apresentar proposições que visem à melhoria da qualidade de vida da população idosa do município de Formosa-GO, referentes à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, meio ambiente, segurança pública e outros assuntos de interesse público. Ao final do evento, os representantes receberam seu certificado de participação.

O presidente Marquim Araújo, a vereadora Cátia Rodrigues e o vereador Ciê do Sacolão participaram da abertura do evento que também contou com a presença e participação da secretária de Desenvolvimento Social e Primeira-Dama, Carol Marques; da secretária de Turismo e Cultura, Pâmella Miranda; do secretário de Obras, Elmon Abadio; do presidente da OAB Formosa, Dr. Edimar Amorim. Os vereador Dr. João Batista e a vereadora Delegada Fernanda também foram representados por seus assessores durante o evento.

O projeto Vereador na Melhor Idade foi regulamentado através da Resolução nº 64/21, tendo a vereadora Cátia Rodrigues como autora e todos os vereadores e vereadoras aprovando a proposta. A edição 2023 foi a segunda realizada pela Câmara e também contou com o apoio do CRAS, da Secretaria Municipal da Cultura, da OAB, da APAE e do Lar São Vicente de Paulo.

Texto e foto: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *