GoiásSaúde

Dança do parto ajuda gestantes no Hospital de Luziânia

As equipes do Hospital Estadual de Luziânia estão levando o conceito de tratamento humanizado às pacientes da unidade, oferecendo opções como dança e descontração. Mulheres em trabalho de parto são incentivadas a exercitar a manter relaxamento com coreografias alegres e interativas. 

A enfermeira Drielly Oliveira Dantas atua diretamente em uma das alas do Centro Obstétrico e participou da dança com as gestantes. “Buscamos auxiliar as parturientes para uma boa evolução. A equipe toda participou e trouxe um bem-estar para as mamães em trabalho de parto com risos, relaxamento e evolução na dilatação, tudo o que favorece um bom parto”, comentou.

De acordo com a coordenadora do Centro Obstétrico e Maternidade, enfermeira Adrienne Câmara, a dança é alegre, com uma bonita coreografia e tem um efeito terapêutico importante. “Dançar favorece na liberação da musculatura pélvica e a movimentação verticalizada auxilia na evolução do trabalho de parto, trabalhando o assoalho pélvico e estimulando o encaixe do bebê . Isso promove também relaxamento da mãe diminui a tensão e ansiedade”. 

Segundo a profissional de saúde do HEL, no início da fase ativa do trabalho de parto dançar ajuda na dilatação e se a gestante quiser e tiver vontade tem a liberdade de poder andar, realizar movimentos circulares, agachamentos, alongamentos enquanto seu corpo  permitir. Quando as contrações ficam mais próximas, são iniciados os métodos não farmacológicos para alívio da dor, como banho com água morna, mudança de posição, massagens. 

Adrienne explica ainda que as equipes são criativas e buscam sempre novas modalidades de abordar as parturientes para dar mais humanização e acolhimento às mães, acompanhantes e  bebês. “Vamos sempre aprimorar o acolhimento que damos aos nossos pacientes”, finaliza.

Texto e foto: Hélmiton Prateado/ HEL

Fonte: Saúde.gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *