ClimaMeio AmbienteMundo

Mundo teve mês de agosto mais quente da história em 2023, diz agência dos EUA

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, da sigla em inglês) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos afirmou que o mundo teve, em 2023, o mês de agosto mais quente já registrado. A informação foi divulgada em um relatório publicado pela agência.

A temperatura média global registrada pela NOAA em agosto foi de 16,85 °C, valor que está 1,25 °C acima da média registrada no século 20. O relatório diz ainda que esse foi 45º agosto e o 534º mês consecutivo a registrar temperaturas acima da média do século passado.

“As ondas de calor marinhas globais e o crescente El Niño provocam um aquecimento adicional este ano, mas enquanto as emissões continuarem impulsionado uma marcha constante de aquecimento de fundo, esperamos que novos recordes sejam quebrados nos próximos anos”, afirmou a cientista-chefe da NOAA, Sarah Kapnick.

Cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA afirmaram também que agosto marcou o fim do verão meteorológico mais quente da história do hemisfério norte e do inverno meteorológico mais quente do hemisfério sul.

Esse também foi o quinto mês seguido em que a temperatura global da superfície do mar atingiu seu recorde para o mês. Agosto foi, inclusive, o mês com a maior anomalia na temperatura dos oceanos, registrando 1,03 °C acima de qualquer mês analisado pela NOAA.

Onda de calor no Brasil

A onda de calor que afeta o Brasil nesta semana vai piorar a partir desta sexta-feira (22), chegando a superar 40 °C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte e no interior de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Associados à onda de calor, há previsão também de baixos índices de umidade relativa do ar para a maior parte da área de abrangência do aviso, segundo o instituto.

Em Cuiabá, a máxima será de 41 °C. Na capital paulista, é esperada temperatura de 34 °C. No Rio de Janeiro, os termômetros podem chegar até 36 °C.

Veja outras temperaturas máximas:

  • Belo Horizonte: 32 °C
  • Goiânia: 38 °C
  • Campo Grande: 37 °C
  • Boa Vista: 39 °C
  • Teresina: 38 °C
  • Porto Velho: 35 °C
  • Rio Branco: 35 °C
  • Manaus: 36 °C
  • Belém: 35 °C

O Inmet destacou que reavalia e acompanha diariamente a situação. E informou que são seguidos protocolos internacionais, que consideram máximas que excedem em pelo menos 5 °C a média histórica do período.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *