ClimaGoiás

Inmet alerta para perigo de tempestade em todo o Estado de Goiás

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo de tempestade em todo o Estado de Goiás neste fim de semana, sábado, 4, e domingo, 5. Nos interiores de Goiás, municípios como Morrinhos, Niquelândia e Tuverlândia já registraram chuvas fortes e temporais na última quarta-feira, 1. O alerta laranja prevê chuva entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos e tempestade de granizo.

O vídeo abaixo foi gravado por um morador de São Simão, onde as rajadas de vento foram tão fortes que a porta do Banco Caixa Econômica foi arrancada. “Em 45 minutos tivemos 30mm de chuva, granizo com rajadas de vento 70 km/h”, explicou o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), a combinação calor e umidade vai propiciar pancadas de chuvas isoladas em diversas regiões do Estado, com as temperaturas permanecendo elevadas. Devido a formação de nuvens mais carregadas, a chance de tempestades aumenta. Até o momento, Goiânia registra cerca de 5 milímetros de chuva neste feriado, 2.

Na Capital ainda não houve o registro de tempestades, explicou André Amorim, gerente do Cimehgo. “Ontem em Morrinhos teve muita chuva com precipitação de 16mm e rajadas de vento de 83 km/h, causando muita destruição na cidade. Ainda em Anápolis duas pessoas foram resgatadas de uma casa que entrou água. Mas até o momento a região mais afetada tem sido a do lago Serra da Mesa, com registros de inundações e ávores derrubadas”.

Mapa de Risco Potencial para ocorrência de Tempestades. | Foto: Cimehgo

A prognóstico é de que a temperatura máxima seja na casa de 34°C. A previsão do Cimehgo aponta ainda a possibilidade de chuva entre 10 e 15 milímetros nas regiões Sul e Sudeste de Goiás.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *