Profissionais do agro goiano são homenageados na Assembleia Legislativa
Goiânia- Em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado em 12 de outubro, 102 profissionais da área receberam homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A homenagem foi realizada no Plenário Iris Rezende, durante sessão solene especial, por iniciativa do deputado estadual e presidente da Casa, Bruno Peixoto – requerimento aprovado por unanimidade pelos deputados do Estado.
“Vocês trabalham, literalmente, para alimentar o país. Hoje, prestamos uma homenagem justa e necessária para mostrar que a Alego os valoriza”, ressaltou Peixoto, durante a solenidade. Foram homenageados representantes de 42 municípios que estiveram presentes na solenidade.
Entre os representantes da categoria, o primeiro a discursar foi o engenheiro agrônomo e ex-superintendente de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia. Ele, que hoje é CEO da Fox Grãos, parabenizou os colegas pelo papel que exercem para a economia e segurança alimentar e ressaltou a importância da valorização do profissional engenheiro agrônomo. “Esse profissional é o grande operador do agro forte do nosso Estado, gerando renda, produzindo alimento, emprego e riquezas para Goiás, nos 246 municípios”, destacou.
A presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), Cristiane Rodrigues, falou na sequência e destacou a cooperação e a excelência profissional que caracterizam essa comunidade, ressaltando a importância do trabalho em equipe para impulsionar o desenvolvimento sustentável. “São profissionais que fazem com que o agro seja esta grande potência em Goiás”, declarou.
Representando professores e pesquisadores da área homenageados, a Dra. Abadia dos Reis Nascimento, enfatizou a relevância da pesquisa e do ensino na contínua evolução do setor agrícola em Goiás. Ela fez, ainda, um resgate da relevância deste profissional para o desenvolvimento do Estado e uma reflexão: “ser engenheiro agrônomo é ser forte, é ser trabalho, é ser esperança. É ser terra, água e ar. Somos dúvidas e somos certeza. É com muita satisfação que falamos: somos engenheiros e engenheiras agrônomos”.
O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado, no Brasil, em celebração à regulamentação da profissão, estabelecida pelo Decreto nº 23.196, de 12 de outubro de 1933. O profissional é responsável por diversas atribuições ligadas diretamente ao planejamento, coordenação e execução de atividades que permeiam a prática agrícola, sendo um dos grandes responsáveis pelo sucesso do agronegócio no País.
Fonte: A Redação