Variedades

4 conselhos infalíveis para não ganhar peso nas festas de fim de ano

As ceias de Natal e Ano-Novo são repletas de tentações que podem colocar em risco as conquistas adquiridas dentro do plano alimentar. Doces, carnes embutidas e outros inimigos da dieta estão em cima da mesa, por isso estratégias para minimizar os danos provocados por eles são bem-vindas.

A nutricionista Mayara Stankevicius, consultora da empresa Vitamine-se, elaborou algumas dicas simples para manter o cuidado com a alimentação neste fim de ano e se afastar dos exageros tão comuns ao período.

“O ideal é investir em uma alimentação equilibrada, rica em fibras, proteínas magras e vegetais. Ter atenção ao consumo de água também ajuda a evitar a ingestão excessiva de alimentos”, explica Mayara. Veja as dicas da especialista:

1. Não pule refeições

A orientação da nutricionista é fazer a sua refeição de forma mais livre no momento da celebração, mas manter uma rotina normal nos outros momentos do dia. Ela lembra que não se deve pular refeições ou “guardar espaço” para a ceia. O objetivo é não chegar com fome na refeição principal.

“Além disso, é interessante trocar ingredientes muito calóricos das preparações por opções mais saudáveis e tomar cuidado com os tamanhos das porções, optando por pequenas, para que possa experimentar tudo com moderação”, defende a especialista.

2. Escolha bem o cardápio

Durante a ceia, priorize opções saudáveis com pratos ricos em fibras, proteínas magras e vegetais para manter o equilíbrio do sistema digestivo. Outra dica está ligada ao consumo de álcool, que deve ser limitado ao mínimo e combinado com uma alta ingestão hídrica, para auxiliar na saciedade e desintoxicação.

3. Se exercite

A dica da nutricionista é para que se mantenha uma rotina ativa de exercícios físicos mesmo na reta final do ano. Isso aumenta o gasto calórico e diminui o inchaço e a sensação de desconforto de quem exagerou na comida. Nesse período, é interessante participar de atividades físicas em grupo, como caminhadas e treinos em família, para tornar a prática mais leve e divertida.

4. Recupere sua rotina

Após a celebração, lembre-se de voltar à rotina normal, mas sem restrições exageradas como jejuns ou promovendo a culpa em relação ao que já se comeu.

“Um dia de celebração não vai atrapalhar a dedicação de semanas e até meses, mas é preciso retomar os cuidados. Após as festas de fim de ano, adicione mais saladas e vegetais à sua alimentação e beba bastante água”, relembra Mayara.

Outro conselho é adicionar alimentos antioxidantes como folhas verdes escuras, abacaxi, brócolis e tomate no prato. Eles auxiliam na diminuição da retenção de líquidos.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *