Curiosidade

4 DAS PIADAS MAIS VELHAS DA HISTÓRIA

Desde os primórdios da comunicação humana, as pessoas tentam fazer os outros rirem. Portanto, aquele seu tio que repete a piada do pavê em toda festa de Natal é apenas outra demonstração de como a nossa espécie busca formas inusitadas de entretenimento e diversão através de algumas particularidades linguísticas.

Então, qual seria a piada mais velha do mundo? Para responder esse questionamento, nós separamos uma lista com quatro das piadas mais antigas conhecidas por registros históricos!

1. Piada do pum

(Fonte: Getty Images)

(Fonte: Getty Images)

Em 2007, historiadores identificaram a piada mais antiga já registrada na história, uma brincadeira suméria que remonta a 1900 a.C. E qual era o gosto cômico de nossos antepassados? Um belo peido.

É isso mesmo que você está lendo: a primeira piada conhecida pelos seres humanos dizia que uma jovem suméria teria soltado um pum no colo do seu marido — um ato inimaginável, mas engraçado. 

2. Um cachorro entra no bar…

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Descoberta por arqueólogos em 1800 numa tábua de argila suméria, a primeira piada de bar gravada é um tanto quanto inusitada. Quem ofereceu uma tradução alternativa para ela foi o especialista em língua suméria Edmund Gordon. 

De acordo com Gordon, o texto diz: “um cachorro, tendo entrado em um bar, não viu nada e então perguntou: ‘Devo abrir essa porta?'”. Entendeu a graça? Nós também não. Mas para os historiadores, a perda do humor pode ser algo comum com o passar dos anos porque não vivenciamos a antiga cultura suméria.

3. Três homens e um gado

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Outra piada suméria antiga fala sobre três viajantes que passam pela cidade de Adabe. Um deles era dono de um boi, o outro era dono de uma vaca e o último dono de uma carroça. Em determinado momento do trajeto, os homens estavam com muita sede.

Quando foi convidado a buscar água, o dono do boi recusou alegando que temia que seu animal fosse devorado por um leão. O dono da vaca, por sua vez, disse que sua vaca sumiria pelo deserto se ficasse sozinha. Já o dono da carroça se recusou, pois temia que sua carga fosse roubada. Então, os três foram juntos. Nesse meio-tempo, o boi e a vaca tiveram um bezerro que comeu tudo o que tinha na carroça.

No fim, o grande questionamento era: de quem era o bezerro? No fim das contas, eles não chegaram a uma decisão e ficaram todos insatisfeitos. De acordo com os historiadores, isso deveria ser supostamente engraçado ou apenas uma lição de moral sobre cooperação.

4. Piada do gato

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Na década de 1890, o The Irish Times organizava um concurso semanal de piadas para seus leitores. E qual foi a vencedora? Uma clássica piada sobre um gato — ou ao menos o que parece. Segundo a história, uma menina chamada Maudie havia perguntado ao seu pai o motivo pelo qual seu gato usava uma focinheira.

“Por que ele morde, minha filha”, respondeu o pai. Então, a jovem garota retrucou com “então ele deveria ter as patas cobertas, porque ele também me arranha”. Embora pareça mais uma observação do que uma piada, os irlandeses em 1892 acharam engraçado o suficiente para publicar em seu jornal.

Fonte: Mega Curioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *