Curiosidade

5 COMIDAS QUE DIZEM DAR AZAR NO ANO NOVO

Fim de ano é a época perfeita colocar para colocar todas as superstições em prática. Muitos de nós costumam adotar várias posturas durante as festas de Natal e Ano Novo que não têm lá muito a ver com o raciocínio lógico. Na verdade, elas servem para a gente tentar garantir que o bom ano novo que se inicia tenha bons acontecimentos.

Mas se há aquelas superstições do que se deve fazer, saiba que também há as recomendações do que não se deve comer de jeito nenhum na hora da ceia. Neste texto, compartilhamos 5 indicações de comidas que, segundo algumas culturas, você deveria evitar a todo custo na virada do ano.

1. Aves

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Natal é época de saborear deliciosas aves como peru e chester, não é mesmo? Pois saiba que, por causa da tradição, você deveria evitá-las no Réveillon. O motivo é até engraçado: como as aves ciscam para trás, elas simbolizariam o retrocesso e o atraso, e atrairiam isso para a nossa vida.

Por outro lado, peixes e porcos seriam bem mais interessantes para a ceia dessa época do ano. A razão é exatamente o oposto das aves: eles nadam e “fuçam” para frente, levando nossa vida ao progresso.

2. Pães “ocos”

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Sabe aqueles pães artesanais deliciosos cheios de “buracos” dentro, que são causados por bolhas de ar? Se for para seguir a tradição, o correto é tentar passar longe deles na virada de Ano Novo. Para algumas culturas, esses espaços ocos dentro dos pães simbolizam caixões, o que pode significar duas coisas: a proximidade da morte, por um lado, e bolsos vazios, por outro. 

Por via das dúvidas, é melhor evitar até chegar o dia 2 de janeiro. Aí já dá para comer o pão sem maiores preocupações.

3. Tofu

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Nas superstições do Ano Novo Chinês, é altamente recomendado evitar o tofu (aquele “queijo” feito de soja e que é muito usado na culinária oriental) nesta época do ano. O motivo é, na verdade, a cor desse alimento: branco está associado à morte na cultura da China e de alguns países da Ásia.

Pela mesma razão, é melhor também não servir na ceia ovos, arroz e outros alimentos brancos. Tudo em prol da preservação da sua vida e de seus familiares.

4. Macarrão quebrado

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Também no Ano Novo Chinês, o macarrão (o famoso noodle) é um prato ligado à sorte. Quando ele está com aqueles fios longos, a comida representa boa saúde e longevidade. Mas cuidado: caso o macarrão esteja quebrado, o efeito pode ser o oposto e atrair muito azar.

O maior medo é que o macarrão quebrado condene a pessoa a uma vida curta. Mas vale lembrar que essa regra não vale para todos os lugares. No Japão, por exemplo, comer macarrão soba quebrado é bem-visto, pois simboliza a ruptura com o ano que se encerra.

5. Deixar o prato vazio

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Por fim, trazemos uma última superstição que, é no mínimo, bem curiosa. Por mais que sua ceia de Ano Novo esteja super gostosa, é aconselhado não comer tudo o que você serviu até o fim. Há uma crendice que diz que deixar um pedaço de comida no prato pode garantir a prosperidade para o ano que está chegando.

Para dar uma forcinha a mais para a sorte, procure desfrutar de alimentos que trazem bons agouros. A lista inclui uvas, carne de porco, romã e lentilhas. Apostando nesse cardápio, tem tudo para você garantir um Ano Novo inesquecível.

Fonte: Mega Curioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *