Goiás

Agrodefesa reforça medidas sanitárias com objetivo de evitar gripe aviária em Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou a Instrução Normativa no mês de outubro, que estabelece o prazo para até o dia 31 de janeiro de 2024 do registro ou recadastramento de estabelecimento comercial avícola na agência.

A intenção é garantir a prevenção e o controle de doenças em Goiás, como a Influenza Aviária (gripe aviária) e NewCastle. O cadastro deve ser feito por meio do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). Vale lembrar que todo o Brasil está em estado de alerta sanitário para a gripe aviária.

Estados situados nas regiões litorâneas, que vão da Bahia ao Rio Grande do Sul, já notificaram a presença do vírus da gripe aviária em aves e mamíferos silvestres, e em aves de subsistência. Em Goiás, até o momento, não foi registrado nenhum caso de Influenza Aviária. Essa medida sanitária faz parte de uma série de ações adotadas pelo Governo de Goiás.

No mês de agosto do ano passado, já havia sido publicado em Goiás o decreto estadual estabelecendo a situação de emergência zoossanitária, de forma preventiva, para mitigação do risco da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). O decreto segue as recomendações da Portaria 624 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, afirma que o estado é referência na defesa sanitária e o produtor goiano, tem trabalhado para evitar que doenças cheguem e se disseminem, no estado de Goiás.

“Temos fortalecido nossas ações de prevenção, mas sempre existe a possibilidade de ocorrência de foco. Nós estamos preparados para realizar as ações necessárias seguindo os protocolos preconizados no plano de contingência estadual para Influenza, que está em consonância com o Mapa”, destaca.

A instrução normativa orienta, por exemplo, a utilização de telas na parte superior de locais onde são criadas aves em sistema ao ar livre e o fornecimento de alimentos e bebidas em instalações providas com proteção ao ambiente externo, por meio de tela com malha ou outro meio que impeça a entrada de pássaros, animais domésticos e silvestres, entre outros.

FONTE:O HOJE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *