GoiásMeio Ambiente

Audiências públicas vão discutir manejo de unidades de conservação em Goiás

Goiânia – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) promove, entre os dias 07 e 17 de novembro, quatro audiências públicas para discutir planos de manejo de quatro unidades de conservação (UCs) estaduais. Os encontros acontecem em São Domingos, Guarani de Goiás, Água Limpa e no distrito de São João, no município de Goiás.

As duas primeiras audiências serão em São Domingos e Guarani de Goiás, nos dias 07 e 08 de novembro, respectivamente, das 14h às 18h. A primeira ocorre na Câmara Municipal de São Domingos. A segunda, na Câmara Municipal de Guarani de Goiás. Nesta ocasião, serão debatidos os planos de manejo do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter) e da Área de Proteção Ambiental da Serra Geral de Goiás (APA Serra Geral).

As audiências públicas restantes serão no distrito de São João (Cidade de Goiás), no dia 14 de novembro, das 14h às 18h, e em Água Limpa, no dia 17 de novembro, das 14h às 18h. A audiência do distrito de São João será na Igreja São João Batista; a última, em Água Limpa, será realizada no Centro de Cultura e Eventos Francisca Alves Pacheco.

O que é plano de manejo

O plano de manejo é o documento técnico feito com base nos objetivos gerais de uma unidade de conservação e estabelece zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área, bem como o manejo dos recursos naturais ali presentes. Além disso, o documento também se refere às implantações de estruturas físicas nas UCs.

O documento serve como referência fundamental para as decisões de manejo e planejamento em uma unidade de conservação. O plano de manejo descreve a missão da área, ao identificar o seu propósito, a sua significância, os recursos dessa área e os valores fundamentais da região.

Fonte: A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *