BrasilClima

Com calorão quase no fim, chuvas fortes vão atingir país, diz Inmet

Desde essa segunda-feira (18/12) o Brasil passa por mudanças no clima. Após a onda de calor no fim de semana, a previsão é de que áreas do Norte e Nordeste do país passem por chuvas intensas já nesta terça-feira (19/12), conforme anunciou o Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet).

O Inmet emitiu o alerta de “perigo” de tempestade nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Essas áreas podem ter chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, com ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h), além de queda de granizo.

Confira o mapa:

Previsão de chuvas no Brasil na terça (19/12) - Metrópoles

Em casos de “perigo potencial” de chuvas intensas, o instituto alerta os moradores do Amazonas, Piauí, Ceará e Maranhão. Esses estados devem enfrentar chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de queda de galhos de árvores e de alagamentos nessas áreas.

Veja o mapa:

Previsão de chuvas no Brasil na terça (19/12) - Metrópoles

Previsão de chuvas no Brasil na terça (19/12) – Metrópoles

Para estas quarta (20/12) e quinta-feira (21/12), a previsão é de chuvas intensas em pontos do Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco e Sergipe e em todo o estado do Ceará, além do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. O volume pode chegar a 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h.

Já a Região Sul deve sofrer com tempestades ainda nesta terça em áreas de Santa Catarina e Paraná. O volume total de chuva pode chegar a 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.

Esta terça será de sol e céu limpo no Rio de Janeiro, com máxima de 33 °C e mínima de 18 °C. Por outro lado, São Paulo passará o dia com céu nublado, com nuvens que vão cobrir o céu durante a manhã e noite. A temperatura fica entre 19 °C e 30 °C.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *