Crime

Detento afirma que pagou R$ 10 mil via PIX para conseguir ajuda de servidores para fugir de presídio em Goiás;

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária informou que dois servidores foram presos por suspeita de facilitação da fuga. Forças de segurança buscam pelos 13 foragidos, que saíram pelo teto da cadeia.

 detento que foi recapturado após fugir do presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, contou em um vídeo como um policial penal e um vigilante temporário ajudaram na fuga dele e de outros 13 presos da cadeia (assista abaixo). Segundo o homem, que não teve identidade revelada, cada um dos foragidos pagou R$ 10 mil via PIX aos servidores. Forças de segurança seguem nas buscas pelos outros fugitivos, que saíram pelo teto da prisão.

“ [ O PIX foi feito ] na hora do banho de sol, o último sol cedo [ antes da fuga ]. A bigorna da porta da cela não estava fechada, aí os meninos foram e tiraram o ferro que fica na telha, tiraram as telhas, subiram e foi embora”, diz o detento.

No vídeo, o preso afirma também que o pagamento foi realizado pela esposa de um dos fugitivos, identificado como Deivid Rodrigues Passos, que cumpria pena por tráfico de drogas. O PIX teria sido feito na hora do banho de sol. “Foi ele que organizou tudo”, alega.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que dois servidores citados pelo detento foram presos em flagrante por suspeita de facilitação da fuga.

“Foi feita uma espécie de conferência na hora de trancar esses presos na volta do banho de sol e a cela foi deixada aberta propositalmente. Inicialmente é o que temos de registro”, disse Josimar Pires, diretor da Polícia Penal.

Ao g1, a defesa do policial penal informou que vai provar a inocência do cliente. A advogada Gislane Batista de Carvalho afirma que não existem provas contra o servidor e que vai solicitar as câmeras de segurança do local para provar sua versão.

A reportagem não localizou a defesa do vigilante temporário.

Unidade Prisional de Trindade, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Unidade Prisional de Trindade, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás também confirmou a prisão dos servidores e informou que acompanha o caso.

Fuga pelo telhado

Os detentos escaparam do presídio por meio de um buraco no telhado na madrugada de domingo (15). Um dos foragidos foi recapturado ainda pela manhã do mesmo dia. Os demais não foram capturados até as 15h desta segunda-feira.

A DGAP informou que forças de segurança seguem nas buscas pelos foragidos. Informações sobre os fugitivos podem ser repassadas de forma anônima por meio de ligação para o 190, da Polícia Militar, 197, da Polícia Civil, e pelo 181, do Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, além do (62) 99858-4776, da Polícia Penal.

A diretoria penitenciária divulgou uma lista com os nomes dos foragidos e os crimes pelos quais respondem. O g1 não conseguiu contato com a defesa deles até a última atualização dessa reportagem.

Foragidos em Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Penal
Foragidos em Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Penal

Lista dos fugitivos, segundo a DGAP:

  • Adriano de Oliveira Sousa – Roubo
  • Anderson Lorran Aires de Sousa – Receptação
  • Antero Marques da Silva – Furto
  • Deivid Rodrigues Passos – Tráfico de entorpecentes
  • Fábio Gomes de Oliveira – Roubo
  • Henrique Júnior da Rocha Serrão – Roubo
  • Ítalo Kaique Araújo da Silva – Homicídio
  • Keilysson Phelipe Santos de Souza – Homicídio
  • Matheus dos Santos – Roubo
  • Michel Oliveira da Costa – Homicídio
  • Rodrigo da Silva Santos – Roubo
  • Thiago Mariano da Silva – Tráfico de entorpecentes
  • Wayny de Souza Barbosa – Furto

Fonte: G1 Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *