Goiás

Goiás é o segundo Estado do País em redução de pobreza em 2022

Dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada no último dia 6 de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Goiás é o segundo Estado que mais reduziu o índice de pobreza no País, em 2022, em comparação ao ano anterior. O documento verifica as condições de vida da população, sistematizando um conjunto de informações sobre a realidade social brasileira, utilizando indicadores sociais como demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda e domicílios.

Na verificação, que utilizou informações do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Goiás teve uma redução de 27,8% nos índices de pobreza. Somente Mato Grosso do Sul apresentou um índice melhor, 28,5% de 2021 para 2022. A média do Brasil foi de 13,8%.

Coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado vê o resultado como sucesso das políticas sociais adotadas pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) desde o início da gestão. “É mais uma prova da efetividade do nosso Goiás Social, programa que mudou a história socioassistencial em Goiás, promovendo transformações reais na vida de milhares de famílias ao longo dos últimos cinco anos.”

Goiás também aparece, conforme o levantamento, com o quarto menor porcentual de extrema pobreza do País, com taxa de 2,7%. Neste caso, a média brasileira foi de 5,9%. O Estado também tem o oitavo menor porcentual de pobreza.

Gracinha cita que o programa Goiás Social é um programa do Estado de combate à pobreza que integra mais de 30 projetos, benefícios e ações que combatem a desigualdade e trabalham em prol da proteção e emancipação social por meio de assistência emergencial, protetiva e emancipatória. Foram mais de R$ 2,3 bilhões em 2023, e 6,8 bi desde 2019.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *