Saúde

Goiás reforça distribuição de novos remédios para doenças crônicas e raras

Iniciativa é do Juarez Barbosa

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) anunciou neste sábado (6/1) a continuidade do fornecimento e a administração de novos medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, raras e ultrarraras, como fibrose pulmonar idiopática, edema macular diabético, osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A iniciativa é do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), que, desde julho de 2023, recebeu da gestão estadual mais de 29 milhões gastos na aquisição de fármacos aplicados em 5.723 pacientes.

Segundo o diretor-geral do Cemac JB, Roney Pereira Pinto, os protocolos foram idealizados e inscritos a partir da constatação de que ainda não havia, no Componente Especializado de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (MS), as novas tecnologias indicadas para tratamento das doenças crônicas, raras e ultrarraras. 

De forma geral, os medicamentos adquiridos pelo MS são avaliados previamente pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). A legislação, contudo, prevê que os estados também tenham comissões que avaliem tecnologias   para definição de protocolos complementares. “Fizemos inicialmente um protocolo para tratamento de fibrose pulmonar idiopática, doença rara que causa o enrijecimento dos pulmões”, esclarece o diretor-geral. Ele acentua que Goiás é o único estado no país que financia medicamentos para o tratamento dessa enfermidade. 

Economia

Roney Pereira Pinto destaca que a equipe do Cemac consegue minimizar os custos nas tratativas para aquisição do medicamento, gerando economia para o Estado. Além disso, os profissionais definiram um fluxograma que possibilita o atendimento de um número maior de pacientes pelo medicamento com a otimização das doses. Após o protocolo de fibrose pulmonar idiopática, o Cemac estruturou protocolos para outras patologias. 

A iniciativa tem possibilitado mais saúde e melhor qualidade de vida para pessoas beneficiadas pelo uso dos novos medicamentos. O aposentado Marcelo Oliveira, de 56 anos, que faz tratamento para espondilite anquilosante, assinala que o uso rotineiro do medicamento mudou a sua vida. Ele vai ao Cemac uma vez ao mês para a aplicação da medicação. “Antes eu sentia muita dor na coluna, demorava muito tempo para conseguir me levantar. Hoje, as dores cessaram 100%”, sublinhou. 

A aposentada Maria Gorete Dantas de Lima, de 56 anos, também diz que está muito satisfeita com a medicação para osteoporose que recebe mensalmente no Cemac. “A equipe é muito atenciosa e o local é bem organizado e limpo”, sublinhou. 

Fonte: A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *