ClimaFormosaGoiás

Goiás tem previsão de tempestades e calor neste final de semana

Goiás tem previsão de tempestades e muito calor neste final de semana. As informações são do boletim meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), divulgadas neste sábado (04). A análise é de que haja pancadas de chuvas isoladas em todo o estado, com formação de chuvas torrenciais em algumas regiões.

Ainda que haja chuvas com possibilidade de tempestades, as temperaturas permanecerão elevadas. A região Oeste e Norte do estado podem chegar a 38º em alguns municípios, como Porangatu.

Em Goiânia, a previsão é de chuvas isoladas no sábado (4) e também no domingo (5). As temperaturas ficarão elevadas, com máximas que podem chegar aos 34ºC. A umidade relativa do ar baixa pode atingir os 30%.

Previsão de tempestades: calor e umidade

De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, chuvas intensas também podem acontecer em muitas cidades goianas. “Temos um prognóstico de combinação de alguns fatores: calor, umidade que favorecem a formação de sistemas que podem originar tempestades”, destaca. 

Abadiânia, Nerópolis, Itauçu, Itapuranga, Formosa, Luziânia, Uruana e Vianópolis são alguns municípios que podem ver tempestades. “É uma previsão”, salienta.

Alerta para incêndios

Amorim alerta ainda para o risco de incêndios em algumas regiões de Goiás, mesmo com as chuvas isoladas. “Estamos vendo chuvas esparsas, mas o período chuvoso de fato não começou. Ainda temos vegetação seca em algumas regiões de Goiás decorrente ao período de estiagem”, salientou.

Apenas das 18 horas desta sexta-feira (3) para a manhã deste sábado (4), foram registrados oito alertas de incêndio. “Parece estranho falar de chuva e queimada e isso causa uma certa confusão, mas infelizmente é uma realidade. Temos vegetação seca em alguns regiões de Goiás as chuvas não foram tão volumosas como aconteceu em Goiânia”, destaca Amorim.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *