Doença

Jovem que morreu após infecção chegou a estudar 14 horas por dia para realizar sonho de cursar medicina: ‘era um exemplo’

Lucas Borba, de 26 anos, deixou o curso de engenharia civil no 9º período para se preparar para o vestibular novamente, segundo a família. Mas ele passou mal em decorrência de uma infecção e acabou morrendo em Palmas no domingo (22).

Lucas Borba, de 26 anos, tinha o sonho de ser médico. Começou a vida acadêmica em outra área, mas largou tudo para se dedicar exclusivamente a esse objetivo: entrar no curso de medicina. Chegou a passar 14 horas por dia estudando e foi aprovado na Universidade Federal do Pará (UFPA). Mas, em decorrência de uma infecção, acabou morrendo em Palmas.

O jovem passou cerca de dez dias internado em um hospital da capital. Segundo a família, no domingo (22) o quadro de saúde piorou e ele precisou ir para a UTI. Mas sofreu uma parada cardíaca e a infecção se espalhou. A causa da morte, segundo a família, foi insuficiência renal e hepática.

Lucas, que nasceu em Araguaína, no norte do estado, chegou até o 9º período de engenharia civil, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mas para conseguir entrar no curso de medicina, abriu mão da engenharia e resolveu começar de novo.

Segundo Arthur Wieczorek, primo de Lucas, ele se matriculou em um cursinho para se preparar novamente para encarar um vestibular.

“Voltou à estaca zero e foi fazer cursinho visando o curso de medicina. Ele tinha esse objetivo em mente: ser estudante de medicina. Teve uma época que ele estudava 14 horas por dia”, contou.

Para a alegria da família e do jovem, ele foi aprovado para a federal do Pará em maio de 2022. “Essa graça foi alcançada. Lucas era um exemplo de estudo”, disse o primo.

Ele se mudou para Belém (PA) e atualmente cursava o 3ª período de medicina. Foi lá que ele começou a passar mal antes, antes de perder a vida em decorrência da infecção que afetou os rins e fígado.

Morte prematura
Arthur contou que Lucas chegou a pedir ajuda a parentes em Palmas após dias sentindo dores abdominais, com diarreia e vômitos.

“Essa diarreia e dores se prolongaram por mais ou menos um mês. Até que ele ligou para minha tia pedindo socorro para ele ir para Palmas se tratar, pois grande parte da família é daqui. Temos uma estrutura boa para servir ele”, relembrou o primo.

Ele chegou a Palmas em 13 de outubro e depois de cerca de dez dias acabou morrendo em um hospital da cidade.

Nas redes sociais, muitos amigos e parentes lamentaram a morte. O diretório acadêmico do curso de medicina da UFPA comentou: “Lucas, você ficará pra sempre em nossas memórias! Descanse em paz! Você foi incrível!”

O namorado de Lucas, Mauro Brabo, postou nas redes sociais fotos e vídeos em homenagem ao jovem.

“Meu amor, hoje vivi o sentimento mais doloroso de toda minha vida, o amargo no estômago, o nó na garganta e o vazio em tudo. Às vezes parece um pesadelo estando acordado, tem horas que eu quero gritar, outras horas quero deitar ou sair correndo, mas não há nada que eu queira mais do te abraçar pela última vez”, disse o jovem nas redes sociais.

Lucas foi velado em Palmas e em Nova Olinda, cidade onde mora a família materna. O sepultamento aconteceu na manhã deterça-feira (24) no cemitério de Nova Olinda.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *