Política

LIRA ASSUME COMANDO DE GRUPO DE PARLAMENTARES DO G-20

Com o Brasil no foco das principais questões internacionais, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu o comando do grupo chamado P-20, composto pelos presidentes de parlamentos do G-20. Essa é a primeira vez que um parlamentar do Brasil assume a presidência do colegiado.

A representatividade de Lira junto ao órgão está diretamente ligada à nova estrutura do G-20, que em setembro passou a ser comandada pelo presidente Lula (PT). O grupo reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia.

Lira recebeu a liderança do grupo do presidente da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla. Ao assumir o comando do P-20, Lira demonstrou preocupação com o conflito no Oriente Médio, entre Israel e o Hamas.

“Condenamos, nos mais fortes termos, os atos terroristas contra o povo israelense. Como representantes dos parlamentos do G-20, devemos manifestar nosso desejo de que uma paz justa e duradoura entre israelenses e palestinos seja alcançada em um futuro próximo”, disse Arthur Lira.

Com a chegada do quinto voo da Operação Voltando em Paz no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã desse domingo (15), o Brasil já repatriou um total de 916 pessoas que estavam em território israelense durante a guerra do país contra o Hamas. Enquanto isso, 28 pessoas com cidadania brasileira em território palestino aguardam autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e se deslocar para o Aeroporto de Cairo, onde devem embarcar para o Brasil.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *