MundoPolítica

Lula chama guerra de luta insana e pede paz “em nome das crianças”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu paz e voltou a fazer um apelo pelas crianças e demais vítimas civis da guerra entre Israel e o grupo Hamas. Em discurso por videoconferência, nesta sexta-feira (20/10), o mandatário lamentou as perdas humanas e disse que conflito é movido por “irracionalidade” e “insanidade”.

“Hoje, quando o Bolsa Família completa 20 anos, eu fico lembrando que 1.500 mil crianças morreram na Faixa de Gaza. Que não pediram que o Hamas fizesse o ato que fez, de terrorismo, atacando Israel. Mas também não pediram que Israel reagisse de forma insana e matasse elas”, declarou Lula.

“Exatamente aqueles que não têm nada a ver com a guerra. Aqueles que só querem viver, aqueles que querem brincar, aqueles que não tiveram o direito de ser criança”, seguiu.

O presidente participa por videoconferência da cerimônia em homenagem aos 20 anos da criação do programa Bolsa Família, nesta sexta-feira (20/10). Este é o primeiro pronunciamento público do titular do Planalto desde que ele passou por cirurgias no quadril e nas pálpebras, no fim de setembro.

Lula também falou que o caminho para resolver conflitos não é “com bala e foguete”, e sim com afeto, dedicação e solidariedade.

“Não é possível tanta insanidade, tanta irracionalidade. Que as pessoas façam uma guerra tendo em conta que as pessoas que estão morrendo são mulheres, são pessoas idosas, são crianças que não estão tendo, sequer, o direito de viver.”

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *