Política

Lula culpa Bolsonaro pelos atos de 8 de janeiro: “não aceitou nossa vitória”

Em entrevista que faz parte de um documentário sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, produzido pelo portal Metrópoles, o presidente Lula culpa o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo levante antidemocrático que buscava subjugar a república brasileira.

“Eu acredito que tem um responsável direto que planejou tudo isso e que, covardemente, se escondeu e saiu do Brasil com antecedência que foi o ex-presidente da República”, disse, sem citar o nome de Bolsonaro.

“É sabido que ele não aceitou a nossa vitória. É sabido que ele tentou desmoralizar, o tempo inteiro, a Justiça Eleitoral. É sabido que ele tentou desmoralizar todas as instituições possíveis. Ele planejou isso, covardemente, e não teve coragem de assumir. Saiu e deixou os mandantes dele para cumprir o que fez”, afirmou Lula.

O presidente disse também ter a convicção de que os responsáveis pelos atos golpistas e seus envolvidos serão responsabilizados. “Nós não temos pressa. O que nós queremos é que seja feita justiça, de fato e de direito, para que nunca mais alguém ouse dar um golpe no processo democrático”.

“Por causa da democracia que pessoas como eu chegam à Presidência da República. Aliás, é por causa da democracia que pessoas como o ex-presidente chegam à Presidência da República. É por causa da Justiça Eleitoral, que ele tentou desmoralizar, que nós chegamos à Presidência da República”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *