Goiás

Miguel e Helena são os nomes mais registrados em Goiás; confira lista

No ranking absoluto nacional, Miguel liderou lista geral dos nomes mais escolhidos pelo quarto ano consecutivo

Miguel, Maria Alice, Gael e Helena estão entre os nomes mais comuns por estado em 2023, segundo dados dos Cartórios de Registro Civil, compilados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Em Goiás, Miguel também é o nome preferido, com 1.120 registros neste ano, seguido por Helena, que retoma o segundo lugar, com 1.103 nascimentos.

Nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah e Isaac entre os homens, e Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá, entre as mulheres, tem crescido e já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo do ano em todo o Estado. Veja a lista completa abaixo.

Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

“Para nós do registro civil é um privilégio poder fazer parte deste momento tão especial dos pais, que se dedicam com amor e carinho na hora de escolher o nome da criança que está a caminho. Sabemos que existem inúmeras escolhas de nomes e formas de como escrevê-lo, mas Miguel e Helena estiveram em alta neste ano de 2023, estando entre os mais escolhidos pelos pais”, destaca Alan Nogueira, presidente da Arpen/GO.

Este crescimento acontece em um momento em que uma nova Lei Federal – 14.382/22 – permitiu a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial, bastando se dirigir ao Cartório mais próximo de sua residência. A nova legislação também possibilitou que pais de bebês, em consenso, possam alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento, assim como ampliou o rol de possibilidades de alteração de sobrenomes.

Passado um ano da permissão, os Cartórios de Registro Civil de Goiás registraram um total de 374 mudanças de nome sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação).

Para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.

Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará a alteração a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.

A nova lei também trouxe novas regras que facilitaram as mudanças de sobrenomes, abrindo-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo, assim como a inclusão ou exclusão de sobrenome em razão do casamento ou do divórcio. Da mesma forma, filhos podem acrescentar sobrenomes em virtude da alteração do sobrenome dos pais e, nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Também passou a ser possível a alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.

Ranking dos 10 nomes mais registrados em 2023 em Goiás

1º MIGUEL – 1120 registros
2º HELENA – 1103 registros
3º GAEL – 812 registros
4º HEITOR – 808 registros
5º ALICE – 771 registros
6º CECILIA – 768 registros
7º DAVI – 751 registros
8º MARIA ALICE – 743 registros
9º NOAH – 693 registros
10º ARTHUR- 692 registros

Ranking dos 10 nomes masculinos mais registrados em 2023 em Goiás

1º MIGUEL – 1120 registros
2º GAEL – 812 registros
3º HEITOR – 808 registros
4º DAVI – 751 registros
5º NOAH – 693 registros
6º ARTHUR – 692 registros
7º SAMUEL – 638 registros
8º RAV – 612 registros
9º JOÃO MIGUEL – 606 registros
10º THEO – 577 registros

Ranking dos 10 nomes femininos mais registrados em 2023 em Goiás

1º HELENA – 1103 registros
2º ALICE – 771 registros
3º CECILIA – 768 registros
4º MARIA ALICE – 743 registros
5º MARIA CECILIA – 648 registros
6º LAURA – 574 registros
7º AURORA – 519 registros
8º ELISA – 466 registros
9º HELOISA – 458 registros
10º MAITE – 431 registros

FOnte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *