Política

Milei diz que Lula “será muito bem-vindo” caso resolva ir à sua posse na Argentina

Na Argentina, o governo recém-eleito abandonou a retórica de campanha contra o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicando nesta quinta-feira, 23, que ele será bem-vindo à posse de Javier Milei, no próximo dia 10 de dezembro.

Diana Mondino, futura chanceler de Javier Milei e uma de suas principais confidentes, expressou o desejo de que Lula participe da cerimônia de posse: “Vamos convidar Lula para a posse”.

Mondino enfatizou a histórica colaboração entre Brasil e Argentina, afirmando que os dois países sempre estiveram unidos e continuarão a trabalhar em conjunto.

Em uma entrevista a um canal de TV local na noite desta quarta-feira, 22, o próprio Milei afirmou que Lula seria “muito bem-vindo” caso decidisse comparecer. A declaração pode indicar um recuo de Milei sobre suas propostas iniciais de campanha.

Durante a campanha, Milei dirigiu críticas a Lula, rotulando-o, entre outras coisas, como “corrupto” e “comunista”, além de prometer a retirada da Argentina do Mercosul.

Campanha

Enquanto isso, Milei, que durante a campanha simbolizava os cortes de gastos com uma moto-serra, anunciou planos para um ajuste fiscal drástico visando o pagamento da dívida pública. Ele antecipou tempos difíceis para o país nos próximos meses, prevendo altos índices de inflação nos dois primeiros anos de seu mandato, até que seja possível reduzi-los.

O presidente eleito também indicou a escassez de recursos para obras públicas já licitadas, sugerindo que prefeitos e governadores busquem alternativas de financiamento. Milei levantou a possibilidade de os funcionários públicos não receberem o décimo-terceiro salário, argumentando que os órgãos só utilizarão os recursos disponíveis.

Enquanto isso, governadores de províncias, antecipando tempos de dificuldades financeiras, apressaram-se em ir a Buenos Aires em busca de fundos antes da posse de Milei.

Na quarta, a vice-presidente Cristina Kirchner, também presidente do Senado, se reuniu com a vice-presidente eleita, Victoria Villarruel, por uma hora para discutir o formato da cerimônia de posse, uma vez que essa é uma responsabilidade do Senado.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *