Mundo

Nova ilha se forma no arquipélago japonês após erupção vulcânica submarina

A mais nova ilha do mundo surgiu do mar na costa da ilha japonesa de Iwo Jima, no Oceano Pacífico.

A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) disse à CNN que a ilha sem nome foi formada por uma erupção vulcânica submarina. Sua ascensão do oceano foi documentada em fotos tiradas pela Força de Autodefesa Marítima do país em 1º de novembro.

As fotos mostram uma pequena erupção enviando uma nuvem escura de cinzas acima da pequena ilha, que agora faz parte da cadeia de ilhas Ogasawara. 

A AMJ registra atividade vulcânica na área desde o ano passado, mas o Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio confirmou que a erupção formadora de ilhas ocorreu em 30 de outubro.

Setsuya Nakada, professor emérito de vulcanologia da Universidade de Tóquio, disse ao Japan Times nesta semana que o magma vinha se acumulando sob a água há algum tempo antes de finalmente surgir na superfície.

A ilha fica a cerca de 1.200 quilômetros ao sul do Japão continental e a um quilômetro de Iwo Jima, a ilha que testemunhou algumas das batalhas mais ferozes da Segunda Guerra Mundial no Pacífico.

Os fuzileiros navais dos EUA lutaram contra dezenas de milhares de japoneses ali guarnecidos em uma batalha que matou mais de 7 mil americanos e 22 mil soldados japoneses.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *