Mundo

ONU diz que 70% dos palestinos em Gaza foram obrigados a fugir de casa

Relatório da Unrwa, órgão da ONU, diz que 70% da população da Faixa de Gaza foi deslocada após o início da guerra entre Israel e Hamas

Após um mês da guerra entre Israel e Hamas, 70% dos palestinos da Faixa de Gaza foram obrigados a deixar suas casas, afirmou a Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados Palestinos (Unrwa) nessa terça-feira (7/11).

Segundo o órgão das Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas deslocadas após o início do conflito, em 7 de outubro, gira em torno de 1,5 milhões e mais da metade estão abrigadas em instalações da Unrwa.

Cerco à Faixa de Gaza
Desde o início da operação israelense contra o Hamas, o cerco na Faixa de Gaza fez com que milhares de palestinos se deslocassem do Norte, onde acontecem a maior parte dos confrontos, para o Sul. No último domingo (5/11), Israel afirmou ter conseguido separar o enclave em dois após o início das operações terrestres na região.

De acordo com a UNRWA, o deslocamento de palestinos vem acompanhado de “medo constante” e “condições de vida desumanas”, com civis sendo submetidos a punições coletivas.

Os últimos números apontam que mais de 11 mil pessoas já morreram durante o conflito. Deste número, mais de 10 mil são palestinos, segundo dados divulgados por autoridades da Faixa de Gaza controlada pelo Hamas. Já as vítimas israelenses giram em torno de 1,4 mil.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *