Variedades

Outubro terá mais um eclipse; veja detalhes

Depois de um eclipse solar visível de todo o Brasil, o mês de outubro terá mais um fenômeno astronômico: um eclipse lunar parcial no próximo dia 28.

Segundo informações do portal Time and Date, o evento poderá ser visto, pelo menos em parte, na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico, Antártica.

No Brasil, a maior parte do eclipse será visível somente durante a fase penumbral. Isso significa que as mudanças na coloração do astro devem ser pouco perceptíveis a olho nu. Em alguns locais do Nordeste, o fenômeno poderá ser visto como parcial.

“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral e quando entra na umbra temos o parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra temos o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial, tanto antes quanto depois da fase total”, explica a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento.

A umbra e a penumbra são duas partes da sombra da Terra. A primeira região é a que não recebe nenhuma iluminação do Sol. Já a segunda é caracterizada por ser iluminada por uma porção de raios solares, segundo informações do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina.

O que é um eclipse lunar parcial?

O eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua está em sua fase Cheia, com a Terra se movendo entre este corpo celeste e o Sol. Por ser parcial, os três astros não se alinham em linha reta.

Apesar de depender de uma Lua Cheia para ocorrer, nem todas as noites de Lua Cheia terão eclipses, devido à inclinação da órbita da Lua ao redor da Terra.

Estágios do eclipse lunar parcial

Segundo informações do Time and Date, o fenômeno ocorre da seguinte maneira:

  • Começa o eclipse penumbral;
  • Começa o eclipse parcial;
  • Eclipse máximo;
  • Fim do eclipse parcial;
  • Fim do eclipse penumbral.

O eclipse lunar parcial atinge o estágio máximo quando a umbra da Terra cobre a maior parte da Lua. No caso do evento do dia 28, 6% da superfície lunar será coberta pela umbra.

Ao todo, o fenômeno terá duração de 4 horas e 25 minutos.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *