Política

PF na rua para prender 5 envolvidos no 8/1; Léo Índio é alvo de busca

A 19ª fase da Lesa Pátria ocorre com mandados de prisões e buscas da PF em Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

A 19ª fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (25/10). Desta vez, são 12 pessoas investigadas, além de cinco prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A operação ocorre em Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Léo Índio, primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro por parte de mãe, é alvo de mandado de busca.

Os crimes investigados pela Lesa Pátria
Os investigados estão espalhados pelo país, nas cidades de Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF). Os possíveis crimes são de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

O objetivo da operação é apurar os envolvidos de incitar, participar e fomentar os fatos ocorridos em 8 de janeiro deste ano, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra imóveis, móveis e objetos das instituições. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público no dia em questão cheguem a R$ 40 milhões.

Lesa Pátria permanente
De acordo com a instituição, as investigações seguem com a Operação Lesa Pátria, que se torna permanente. De tempos em tempos, há atualizações em relação ao número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

A última fase da Lesa Pátria deflagrada pela PF havia sido no fim de setembro, quando foram cumpridas as fases 17ª e 18ª. Entre os alvos da 18ª fase, estava um general da reserva. Na 17ª, foram expedidos três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *