Goiás

Produção goiana de arroz deve crescer 8,1% na safra 2023/2024

Produção estadual deve atingir 88,2 mil toneladas no ciclo atual

A produção de arroz na safra 2023/2024 deve crescer 8,1%, segundo informação da edição de dezembro do periódico Agro em Dados. A rizicultura goiana, 10ª maior no ranking nacional, é destaca na capa da revista.

Editado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

(Seapa), o boletim técnico mostra que a produção estadual do arroz deve atingir 88,2 mil toneladas no ciclo atual, (8,1% em relação ao ciclo passado). Já a área cultivada deve chegar a 16 mil hectares (9,6% a mais).

Ainda conforme a Seapa, o impacto do El Niño deve ser percebido mais claramente na produtividade. A estimativa oficial é que o rendimento médio por hectare recue para 5,5 toneladas (-1,4%).

Sobre a Agro em Dados, ela utilizou informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Cepea-Esalq/USP), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Já a coleta e análise ocorreu pela equipe da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário, departamento ligado à Superintendência de Produção Rural da Seapa.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *