Cultura

Secult promove exposições diversas em Goiânia em janeiro

Espaços geridos pela secretaria estadual têm entrada gratuita, abrem todos os dias e permitem a entrada de bichos de estimação

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove, durante o mês de janeiro, cinco exposições de arte em Goiânia. Com diferentes linguagens e técnicas, as obras estão expostas pela Vila Cultural Cora Coralina e pelo Centro Cultural Octo Marques. A entrada é gratuita e as visitações seguem abertas todos os dias da semana, das 9 às 17 horas, com liberação para entrada de animais domésticos.

Para a secretária da Cultura, Yara Nunes, a quantidade de mostras já no início do ano é um ponto para comemorar. “Entrar 2024 com as nossas galerias abarrotadas de arte é a prova de que fizemos o dever de casa em 2023, com dinamicidade e mais democratização do uso dos espaços”, ressalta.

A titular também adianta que para este ano, os espaços culturais manterão o ritmo e que as agendas já começaram a ser preenchidas. “Estamos com o agendamento aberto de uso das unidades e todos os detalhes de como solicitar estão explicados no site da secretaria”, reforça.

Diversidade

Na Vila Cultural Cora Coralina, estão em cartaz três mostras. “Memórias do Interior e Bruxismo Estrutural”, de Marcelo Maróstica, reúne 11 obras entre instalações, esculturas, colagens, lambe-lambes e fotografias que referenciam a arte urbana e transitam pela contemporaneidade. O artista, que também é dentista, resgata memórias afetivas de sua infância e faz uma simbiose entre a figura humana, os corpos de animais e ainda arcadas dentárias como rostos humanos em suas colagens. A curiosa exposição está montada na Sala Sebastião Barbosa e foi prorrogada até 20 de janeiro.

Cenários inusitados em que seres alienígenas, discos voadores e outros objetos vindos do espaço convivem naturalmente com pessoas e bichos no ambiente rural ou no pacato cotidiano das cidadezinhas do interior é o que a arte do artista plástico brasiliense Demir apresenta. Sua primeira grande exposição individual, “Contatos imediatos”, reúne 70 trabalhos e fica em cartaz até 26 de janeiro, na Sala Antônio Poteiro.

E, no dia 29 de janeiro, será inaugurada a mostra “Pé de pau em mato verde – detalhes e fragmentos”, de Jader Mendonça. São aproximadamente 50 quadros com dimensões variadas, em acrílica sobre telas, com predominância da cor verde, em pequenos recortes de recantos e cantos do cerrado, das matas e dos jardins. A Vila Cultural Cora Coralina fica na Rua 23 com a Rua 3, Centro, ao lado do Teatro Goiânia.

Contemporaneidades

No Centro Cultural Octo Marques, estão em cartaz as exposições “Representações e Abstrações”, fotografias de Rosa Berardo, até 12 de janeiro; e “Pantera Solidão”, de Benedito Ferreira, até 09 de fevereiro.

A mostra fotográfica de Rosa Berardo conta com curadoria de Antonio da Mata e reúne alguns dos milhares de registros etnográficos do Alto e do Baixo Xingu. São 40 fotografias entre preto e branco e coloridas, que entregam ao público um contraponto da etnografia xinguana do final da década de 80 à mais recente (2020 e 2021).

“Pantera Solidão” teve curadoria de Divino Sobral e traz um conjunto de 39 obras inéditas de Benedito Ferreira, que permite um mergulho no mundo do artista a partir de arquivos fotográficos e audiovisuais coletados em mais de uma década. O Centro Cultural Octo Marques fica no edifício Parthenon Center, na Rua 4, n° 515, Setor Central, Goiânia.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *