CrimeMeio AmbientePolítica

Senado instaura CPI da Braskem; Kajuru será vice-presidente

Ainda sem relator definido, senadores vão investigar papel da empresa no afundamento do solo de bairros de Maceió

O Senado Federal instaurou, nesta quarta-feira, 13, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, destinada a investigar a participação da empresa no afundamento do solo em bairros de Maceió, em Alagoas. Após a instalação, os membros da CPI designaram o senador Omar Aziz (PSD-AM) como presidente do colegiado e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente.

A definição do relator da CPI ocorrerá em fevereiro, quando os trabalhos da comissão iniciarão após o recesso parlamentar. O pedido foi formulado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que pode ser indicado como relator.

Renan afirmou que a CPI tem como único propósito investigar as responsabilidades da Braskem nas reparações decorrentes do afundamento do solo em Maceió e não possui motivações políticas. Procurada, a Braskem manifestou, por meio de nota, disposição para prestar esclarecimentos transparentes sobre suas atividades na capital alagoana.

A atividade de extração de sal pela Braskem em Maceió foi interrompida em 2019 após o surgimento de rachaduras em ruas e edifícios, resultantes da formação de enormes cavidades devido à mineração, de acordo com autoridades. O processo de preenchimento das minas está em andamento.

No domingo, a prefeitura de Maceió anunciou um rompimento em uma mina da empresa no bairro do Mutange, afetando uma parte da lagoa Mundaú. O nível da água avançou sobre áreas que antes estavam secas.

No mês passado, a Braskem foi intimada por uma decisão judicial em uma nova ação de autoridades federais e de Alagoas relacionada à expansão da área de risco associada ao afundamento do solo, incluindo mais famílias no plano de compensação financeira. O valor atribuído à ação pelos autores é de 1 bilhão de reais.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *