Brasil

STF forma maioria para condenar mais cinco réus do 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira para condenar mais cinco réus pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Ainda não há definição, contudo, sobre a pena a ser aplicada.

O julgamento está sendo realizado no plenário virtual e está programado para ser encerrado na noite desta sexta. Caso o resultado seja confirmado, o STF chegará a 30 condenações envolvendo o 8 de janeiro.

Os réus que estão sendo julgados são Alethea Verusca Soares, Ana Paula Neubaner Rodrigues, Angelo Sotero de Lima, Eduardo Zeferino Englert, e Rosely Pereira Monteiro. Eles foram acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O relator das ações, ministro Alexandre de Moraes, votou para condenar os cinco a 17 anos de prisão. Ele foi acompanhando integralmente por Dias Toffoli, Cármen Lúcia, e Luiz Fux.

O ministro Cristiano Zanin propôs uma pena menor, de 15 anos para cada, e foi acompanhado por Edson Fachin.

André Mendonça votou pela condenação de quatro dos réus, mas apenas do crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, sugerindo uma pena de quatro anos e dois meses. Ele absolveu Eduardo Zeferino Englert.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *