Goiás

Diretoria da Fecomércio faz homenagem à Casa Iracema em Goiânia

A diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) realizou uma visita, na terça-feira (6/2), às instalações da Casa Iracema, em Goiânia. Na ocasião, foi realizada uma homenagem aos empresários Hermógenes Ferreira Coelho Neto, Vera Lúcia Coe Razuk e Henrique Coe (in memoriam).

A ação deu sequência à série de visitas institucionais que o presidente da Fecomércio-GO Marcelo Baiocchi Carneiro iniciou em 2023, ano em que a atividade foi realizada nas sedes das empresas goianas Soluti (atua na área de certificação digital) e Fujioka (uma das principais distribuidoras no país de produtos de tecnologia e informática).

Segundo Baiocchi, a finalidade da ação “Comércio em Destaque” é conhecer in loco as instalações e atividades de empresas tradicionais, caracterizadas pelo pioneirismo e contribuição na geração de postos de trabalho e consequente fortalecimento da economia goiana. “Hoje estivemos na Casa Iracema, uma empresa de 82 anos estabelecida no seu negócio, desde a Avenida Anhanguera, passando pela Avenida Goiás e agora aqui no Setor Rodoviário. Para nós é uma honra dar continuidade ao ‘Comércio em Destaque’, prestando homenagem a mais uma empresa que faz parte da história do comércio em Goiás”, enfatizou.

Acompanharam o presidente da Fecomércio-GO à Casa Iracema os presidentes e diretores dos Sindicatos: Divino Eterno dos Santos (Sindego), Silvio Carlos Yassunaga Brito (Sindiaçougue), Irma Alves Fernandes (Sindimaco), Fábio Alves Ribeiro (Sirceg), Geraldo Dias Filho (Sindimoveis), Márcio Andrade (Sindiposto) e Benjamim Ragonezi (Secovi). Da diretoria da federação também estiveram presentes Idelton Gomes da Silva Júnior, Orlando de Souza Santos, Simeyzon Silveira, Eduardo Gomes dos Santos, Paulo Gonçalves da Silva e Iuri Godinho; além do jornalista e conselheiro do Cetur José Guilherme Schwan. Representando a empresa acompanharam a ação Hermógenes Coelnho, Leonardo Coe e Razuk, Carlos Henrique Coe, Pedro Sérgio Coe e Vera Lúcia Coe Razuk.

Casa Iracema

Ultrapassando oito décadas de existência, a Casa Iracema é uma das mais tradicionais empresas de Goiás e figura entre os maiores revendedores de materiais hidráulicos do Centro-Oeste. Pioneira no segmento em Goiânia, a empresa foi fundada em 1942, obtendo à época a inscrição nº 001 nos registros do Estado de Goiás.

Criada por Henrique Coe com a ajuda de seu sogro, Pedro Roldão de Melo, o nome fantasia sempre foi Casa Iracema, mas a razão social de início era Pedro Roldão Melo & Cia. Ltda., posteriormente Roldão & Cia. Ltda., e finalmente, em 1951, com a denominação que mantém até hoje: Coe, Coelho & Cia. Ltda.

Além de participar da criação da Casa Iracema, Henrique Coe ocupou várias funções na atividade classista, com destaque para a presidência da Fecomércio-GO e dos Conselhos Regionais do Sesc/Senac-GO entre os anos 1955/1960 e 1972/1974. Ele também foi um dos responsáveis pela criação do Sindicato do Comércio de Materiais de Construção do Estado de Goiás (Sindimaco-GO), onde exerceu a função de primeiro presidente no período de 1947 a 1954. Outra

função que ocupou foi a de presidente da Acieg, entre 1956 e 1957. O empresário era natural de Magé (RJ) e faleceu em 7 de maio de 2019, de causas naturais, aos 100 anos.

A Casa Iracema foca seu negócio nos segmentos industrial e predial e conta com grandes clientes nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Com cerca de 70 funcionários, tem em seu portfólio clientes como os frigoríficos JBS e Minerva, a Super Frango, Laticínios Bela Vista, Grupo Otávio Lage, Eternit, entre outras. Atualmente, conta com duas lojas: uma em Goiânia e outra em Brasília. A empresa comercializa ampla variedade de produtos como tubos, equipamentos contra incêndio, materiais em aço inox, válvulas, isolantes e equipamentos de instrumentação e controle.

Homenagem ao pioneirismo

Durante a visita, Carlos Henrique Coe destacou “ser uma honra muito grande receber esse gesto de reconhecimento em nome do meu pai, Henrique Coe, da Casa Iracema e de todos que fazem parte da empresa. Completamos 82 anos de fundação e 82 anos é muito tempo e muita história. Ficamos imensamente gratos por toda atenção do Marcelo Baiocchi e da diretoria da Fecomércio. Meu pai tinha dois projetos de vida e como família seguimos aqui unidos”, enalteceu.

Na ocasião, a Fecomércio-GO materializou o tributo entregando três placas. Para os diretores Hermógenes Ferreira Coelho Neto e Vera Lúcia Coe Razuk a mensagem enfatiza “a ação altamente profissional, empreendedora e inovadora da Casa Iracema, que resulta decisivamente no fortalecimento empresarial, econômico e social do Estado de Goiás”. Já o texto da placa entregue à família de Henrique Coe, evidencia “o reconhecimento a esse homem que viveu muito à frente de seu tempo, deixando importante legado de trabalho e dedicação”.

FONTE:A REDAÇAO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *