Goiás

Alvos de operação da PF que mira aliados de Bolsonaro foram citados em delação de Mauro Cid…

A delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, cita ao menos três pessoas que foram alvo de mandados de operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, que mira aliados do ex-presidente. Os citados são, além do próprio ex-presidente, o ex-ministro Walter Braga Netto e o ex-assessor especial da Presidência Filipe Martins.

À PF, Cid afirmou que Bolsonaro atuou diretamente na discussão da elaboração de um decreto golpista com objetivo de impedir a troca de governo após as eleições de 2022. Segundo o ex-ajudante de ordens, Bolsonaro chegou até a pedir alteração em uma minuta de documento que determinava a prisão de autoridades e a realização de novo pleito no país. Procurada na época, a defesa de Bolsonaro disse que não iria comentar, porque não teve acesso ao material.

O tenente-coronel também contou aos investigadores que o ex-presidente recebeu de Filipe Martins — ex-assessor de Bolsonaro preso nesta quinta-feira — uma versão de uma minuta de decreto golpista com diversas páginas elencando supostas interferências da Justiça no Poder Executivo. Segundo o militar, o documento determinava novas eleições e a prisão de autoridades.

 Lula comenta operação da PF envolvendo Bolsonaro e associa ex-presidente aos atos golpistas

De acordo com a coluna da Bela Megale, Cid disse ter participado dessa reunião em que a minuta foi apresentada. Na delação, o ex-ajudante de ordens afirmou que o comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos, teria dito a Bolsonaro que sua tropa estaria pronta para aderir a um chamamento do então presidente. O comando do Exército, no entanto, afirmou, naquela ocasião, que não embarcaria no plano golpista.

Após ler a minuta, Bolsonaro teria pedido alterações no texto. Segundo o depoimento de Cid, Martins retornou dias depois com uma nova versão do texto com a alteração solicitada por Bolsonaro. Ainda segundo o ex-ajudante de ordens, Bolsonaro concordou com a mudança feita na minuta e decidiu reunir os comandantes das Forças Armadas para discutir a implementação da medida antidemocrática.

Cid também contou à PF que o general da reserva Walter Braga Netto — alvo de mandado de busca e apreensão nesta quinta — ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, tinha o hábito de atualizar o ex-presidente sobre a situação dos acampamentos golpistas montados em frente aos quartéis do Exército que pediam golpe militar após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PF investiga se ele era um elo entre o presidente e os manifestantes golpistas.

Antes de Cid firmar o acordo de delação, uma outra minuta a vir à tona foi encontrada na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. Ele foi preso no início do ano, depois dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília, sob acusação de leniência com os extremistas — ele ocupava, à época, o posto de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Torres voltou a ser alvo da Polícia nesta quinta-feira.

A operação da PF também mira outros aliados do ex-presidente, como os ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça).

Fonte:maisgoias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *