Goiás

Como Trump pode atrasar o seu próprio julgamento?

“O ex-presidente Donald Trump tornou-se cidadão Trump com todas as defesas de qualquer outro réu criminal.”

Simples assim, a decisão unânime de três juízas do Tribunal de Apelações de Washington declara que o republicano favorito para ser indicado a concorrer à presidência dos EUA não está protegido pela imunidade.

Como qualquer outro ex-presidente americano, ele pode ser processado por supostos crimes que cometeu durante o mandato.

Esta decisão se aplica ao processo em que Trump é acusado de ter incitado a turba de apoiadores à invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir a certificação do então presidente eleito, Joe Biden.

Com enorme vantagem na disputa republicana para a Casa Branca em novembro, Trump enfrenta quatro processos, que contabilizam 91 acusações.

É a segunda vez em que todos os juízes envolvidos no caso — em primeira instância e no tribunal de apelação — rechaçam a imunidade para ex-presidente.

Ele tem até o dia 12 para apelar e prometeu recorrer à Suprema Corte dos EUA, onde as condições lhe são favoráveis. Seis dos nove juízes são conservadores, e três deles foram nomeados durante a sua gestão na Casa Branca.

A derrota da defesa de Trump pressupõe também uma estratégia — a de postergar o máximo o calendário do julgamento do caso relacionado ao ataque ao Capitólio. A data inicial, no dia 4 de março, foi suspensa pela juíza de primeira instância, Tanya Chutkan, até que o imbróglio sobre a imunidade fosse definido.

Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *