CrimeGoiás

Mais de 83 mil ‘gatos’ foram detectados na rede elétrica de Goiás

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o “gato na rede elétrica”, que acontece quando é feita uma conexão/ligação direta de rede elétrica para uma residência, um comércio ou uma indústria, ou qualquer unidade consumidora, de forma irregular, sem passar por um relógio medidor da energia, que contabiliza o consumo e gera as faturas. 

Recentemente, operações coordenadas entre concessionárias (como a Equatorial Energia Goiás) e órgãos de fiscalização (neste caso a Polícia Civil de Goiás) identificaram um aumento significativo de casos de ligações clandestinas em diversas localidades do estado. Essas práticas, conhecidas como “gatos” de energia, envolvem a manipulação indevida da rede elétrica, prejudicando não apenas a distribuição eficiente de eletricidade, mas também representando riscos à segurança pública.

Apenas entre janeiro e outubro de 2023, a companhia inspecionou 173 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias com suspeitas de fraudes em todo o Estado. Dessas, cerca de 83 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da distribuidora. Em Goiás, essas ações recuperaram 24 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Caldas Novas por um mês.

Essa ligação irregular de energia é um problema que afeta diretamente os consumidores regulares, uma vez que contribui para o aumento dos custos operacionais das concessionárias, impactando as tarifas pagas por todos. Além disso, a prática coloca em risco a integridade de quem realiza essas conexões clandestinas, uma vez que envolve a manipulação de fios e equipamentos sem os devidos cuidados técnicos

“O furto de energia é crime previsto no art. 155 do Código Penal Brasileiro. A companhia trabalha em parceria com a Polícia que aplica pena de reclusão e multa para os responsáveis pelo “gato”. A distribuidora cobra ainda valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa”, explica Pabllo Barbosa, Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Goiás.

Quando o assunto é furto de energia elétrica, 40% das regularizações efetuadas pela Equatorial Goiás estão concentradas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás e Luziânia. Em ações com órgãos policiais, foram realizadas mais de 150 operações em 2023, que resultaram em cerca de 100 prisões. Somente em Goiânia e na Região Metropolitana foram inspecionadas, de janeiro a outubro, 44 mil unidades consumidoras. Desse total, 23 mil apresentaram alguma irregularidade na medição.  

Pabllo destaca que o furto de energia prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população. “Essa prática pode causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados”, pontua. A concessionária lembra que além disso, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e pode causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia.

Além disso, as ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, aumentando o risco de curtos-circuitos que, por sua vez, podem causar oscilações, interrupções no fornecimento de energia e até mesmo queima de equipamentos. Isso prejudica não apenas aqueles que realizam tais ligações, mas também os clientes regulares da companhia, comprometendo a qualidade do serviço prestado.

“É importante destacar que, para além das implicações legais, o furto de energia contribui para a elevação dos custos para todos os clientes. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece, nas tarifas, uma parcela destinada a cobrir as chamadas perdas comerciais, termo técnico que engloba furtos e fraudes no contexto do setor elétrico. Dessa forma, a prática ilegal não apenas afeta individualmente os envolvidos, mas impacta negativamente a comunidade como um todo, refletindo no aumento do valor da conta de luz para todos”, explica o gerente da Equatorial Goiás.

Mas para identificar se existe um furto de energia elétrica, a Equatorial utiliza tecnologia e equipes treinadas para esta atividade. A companhia reforça as orientações, para as quais os clientes devem ficar atentos e denunciar: “Apenas a Equatorial Goiás tem autorização para trabalhar com a rede elétrica de forma segura e legal”, finalizou Pabllo. 

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

Como identificar uma ligação irregular/furto de energia 

  • As ligações regulares precisam passar por um medidor de energia. Se tiver uma conexão direta da rede elétrica para uma residência, comércio ou indústria, pode ser uma ligação clandestina;
  • Fios sustentados por madeiras e estruturas improvisadas podem sinalizar que há um gato na rede de energia;
  • Presença de pessoas que acessam e manuseiam a rede elétrica do bairro, sem nenhum tipo de identificação ou equipamento de proteção, pode representar uma situação irregular;

FONTE:EQUATORIAL DE GOIÁS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *