Uncategorized

Ouvidor da polícia apura denúncias em operação que matou 19 no litoral

São Paulo — O ouvidor das polícias de São Paulo, Cláudio Aparecido da Silva, visitou a Baixada Santista, no litoral paulista, nesse domingo (11/2), para colher informações sobre a atuação dos policiais na Operação Escudo, deflagrada após o assassinato de um PM, no fim de janeiro, e que já resultou em ao menos 19 suspeitos mortos em supostos confrontos com a polícia.

Segundo a Ouvidoria da Polícia, o órgão tem recebido denúncias através de moradores e de grupos em redes sociais, com vídeos, fotos e áudios, que mostram um “um recrudescimento assimétrico da violência nos últimos quatro dias” na Baixada Santista. “Nós temos denúncias de que pessoas inocentes têm morrido e estão sendo registradas como confronto”, afirmou o ouvidor à TV Tribuna.

Um dos casos suspeitos envolve a morte do catador de material reciclável José Marcos Nunes da Silva, de 45 anos, no dia 3/2, em uma suposta troca de tiros com policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em São Vicente. Segundo testemunhas, a vítima era catador de material reciclável. Na versão da polícia, ele teria sido abordado por policiais da Rota, perto de casa, e saiu correndo atirando contra os agentes, que revidaram.

Por conta das denúncias, entidades de defesa dos direitos humanos também foram a algumas comunidades na região onde os suspeitos foram mortos colher informações. O ouvidor pretende elaborar um relatório a partir dos relatos obtidos na Baixada para encaminhar ao Ministério Público (MPSP) e às corregedorias da Polícia Militar e Civil.

Fonte:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *