GoiásSaúde

Ronaldo Caiado (União Brasil) recomendou na manhã desta sexta-feira (26) que pelo menos 123 municípios montem gabinetes para combate à dengue no estado.

São cidades consideradas de alto risco, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Caiado apresentou números que mostram a gravidade da situação no território goiano: enquanto em todo o ano de 2023 foram registrados 39 óbitos em decorrência de doenças relacionadas ao mosquito, como dengue e chikungunya foram confirmados em Goiás. Há outras 43 suspeitas de óbitos. 

Já em 2024 há 1 óbito confirmado e outros 17 em investigação. Entre os municípios listados estão aqueles que fazem parte da região metropolitana de Goiânia como a própria capital, Aparecida, Professor Jamil, Goianira, Guapó, Hidrolândia e Inhumas. No entorno do DF, Abadiânia, Águas Lindas de Goiás e Luziânia estão entre as cidades com alto índice de proliferação.

Cidade Ocidental, Goiânia, Jataí e Aparecida de Goiânia, são municípios que estão com circulação da dengue e chikungunya. O governador Ronaldo Caiado pediu para que os prefeitos especialmente se empenhem no combate ao mosquito. A proposta é de que os gabinetes sejam implantados nos 246 municípios goianos. Com a novidade, será possível monitorar o número de casos de dengue, zika, chikungunya e as ações de vigilância. As informações serão compartilhadas entre estados e prefeituras 24 horas por dia.

“É uma ação conjunta. Cada prefeito e prefeita tem muito mais capacidade de mobilizar suas estruturas municipais. Quero dizer a você que o Estado de Goiás está 100% mobilizado. Quero agradecer os empresários que estão fazendo doações… Soro fisiológico, água potável, repelentes… Tudo isso será distribuído por nossa Secretaria de Saúde e do nosso Corpo de Bombeiros”, destacou Caiado.

FONTE:MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *