Assembleia Legislativa aprova títulos de cidadania goiana para Popó e Barrichello

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em segunda e última votação, nesta quinta-feira (07/12), dois projetos de lei que concedem títulos de cidadania goiana a atletas brasileiros reconhecidos internacionalmente: o pugilista multicampeão Acelino Freitas, o Popó, e o piloto de automobilismo Rubens Barrichello.

Os dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares. A cerimônia de entrega dos títulos será realizada em uma data a ser definida.

Natural de Salvador, na Bahia, Popó é um dos maiores pugilistas brasileiros de todos os tempos. Ele venceu 41 lutas, com 34 nocautes, e conquistou os títulos de tetracampeão mundial de boxe em duas categorias, pesos super pena e leve.

Em 2007, Popó realizou sua última luta e anunciou sua aposentadoria. Desde então, ele se dedicou à política e ao empreendedorismo. Ele foi deputado federal pela Bahia entre 2011 e 2015, e também é proprietário de uma academia de boxe em Goiânia.

A homenagem a Popó foi proposta pelo deputado Talles Barreto (UB). Na justificativa da matéria, o parlamentar destacou a importância do pugilista para o esporte brasileiro e goiano.

Rubens Barrichello é outro atleta brasileiro que recebeu o título de cidadania goiana. O piloto nasceu em São Paulo, mas tem uma forte ligação com Goiás. Ele foi o piloto de testes da equipe de Fórmula 1 da Honda, que tem sede em Goiânia.

Barrichello disputou 326 GPs de Fórmula 1, o que o torna o brasileiro com mais participações na categoria. Ele também foi vice-campeão mundial em duas ocasiões, em 2002 e 2004.

A homenagem a Barrichello foi proposta pelo deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade). Na justificativa da matéria, o parlamentar destacou a importância do piloto para o automobilismo brasileiro e mundial, além de sua relação com a capital goiana. 

“Já no ano de 2014, Goiânia começa a fazer rota novamente de grandes feitos para Rubens Barrichello. É aqui que ele consegue sua primeira vitória na Stock Car, justamente na Corrida do Milhão, sangrando assim campeão da categoria na última etapa do ano, em Curitiba”, destaca Camargo Neto.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *