
O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC adquiriu 28 mil tablets para fins educacionais e está em fase final de contratação de 410 mil chips multi-operadora 4G ou superior de 60GB a serem utilizados por 12 meses, com o intuito de aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem e auxiliar no processo de recuperação gradual do ensino que foi perdido durante o ensino não presencial, utilizando para isso o Projeto Tablets/Chips – Conectividade aos alunos de Goiás, tem a finalidade de buscar solução de Conectividade Móvel, voltado para fins educacionais na realização e acompanhamento de atividades pedagógicas não presenciais vinculadas aos conteúdos curriculares disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC/GO.
Desse modo, forneceremos dados móveis de conectividade através de 410.000 “chips” para acesso à internet móvel 4G ou superior, com licenças de uso de plataforma tecnológica com recursos gestão, controle de acesso a conteúdo web, transmissão e proteção de dados. Desse público cerca 7% será contemplado com os 28.000 Tablets.
O que é um chip?
Chip é circuito eletrônico e dispositivo de conectividade com conexão de rede 2G, 3G e 4G. São conectados e trafegam dados nas antenas de operadoras homologadas pela ANATEL e serão gerenciados a partir de uma Plataforma de Controle de Acesso.
Entregas
Os dispositivos de rede móvel “chips” serão entregues de forma complementar aos aparelhos Tablets para fornecer a conectividade ao acesso à internet móvel com um pacote de dados de 60GB pelo período mínimo de 12 meses a contar de sua ativação.
Os Chips poderão ser cadastrados nas operadoras TIM, CLARO e VIVO, e isso deverá ser escolhido pelo Usuário.
A distribuição será condicionada a um procedimento de cadastro prévio do público-alvo do projeto, para logo depois o envio dos chips às CREs com a devida identificação das escolas, Professores e Alunos o que facilitará o processo logístico, bem como a futura prestação de contas.
Ao receber os equipamentos à CRE deverá conferir as embalagens dos Chips e verificar se estão intactas. Qualquer problema deverá ser verificado no ato da entrega e reportado no mesmo momento a equipe de logística da STI, pois a partir do recebimento dos equipamentos, caso tenha extravio a responsabilidade dos mesmos passa a ser da CRE.
A finalização das entregas dos chips para as Coordenações acontecerá até o final do mês de novembro de 2023.
Posteriormente será repassado às CREs pela STI a planilha para validação dos contemplados pelo projeto e demais informações.
O público-alvo do projeto (Chips):
- Alunos com CPF do 3º ano a 3ª série do ensino Médio de Escolas Estaduais e Municipais que fazem parte do CadUnico, ou que sejam Quilombolas ou Indígenas;
- Professores com CPF regentes do ensino Fundamental da rede Estadual e Municipal que lecionem para alunos que fazem parte do público-alvo do projeto.
Fonte: Portal Educa