As inscrições para o processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam dia 22 de janeiro, com mais de 264 mil vagas, que foram distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. Em Goiás, tanto a Universidade Federal de Goiás (UFG), quanto o Instituto Federal de Goiás (IFG) oferecem vagas pelo programa.
O período de inscrições para o processo seletivo do Sisu 2024 será por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Governo Federal, de forma gratuita. Podem se inscrever todos aqueles que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes do processo seletivo do Sistema.
Ainda que a previsão anterior do Ministério da Educação estimasse 6.828 vagas no Estado de Goiás, o número de vagas divulgado no documento do dia 12 de janeiro relata um total de 4.678 vagas. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), serão disponibilizadas 4.494 vagas entre os mais de 100 cursos de graduação; enquanto no Instituto Federal de Goiás (IFG) foram anunciadas 184 vagas.
Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferece o maior número de vagas, com quase seis mil oportunidades. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e o terceiro, com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) não está presente no documento disponibilizado pelo portal do Governo Federal.
As entidades com maior número de ofertas pelo programa estão localizadas nos Estados do Rio de Janeiro e da Paraíba, a lista é liderada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750. O Estado do Rio de Janeiro conta com nove instituições na lista.
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído em 2010, e desenvolvido pelo Ministério da Educação. Se trata de um programa que reúne as vagas ofertadas pelas instituições públicas brasileiras de ensino superior. A maior parte dessa oferta se refere a instituições federais (universidades e institutos). A partir deste ano, o Sisu passa a ter apenas uma edição por ano.

FONTE: JORNAL OPÇAO